Serra da Raiz promoverá COPAOBA, I Festival de Filmes do Brejo

22/11/2018

O município paraibano de Serra da Raiz, distante 138 quilômetros da capital, João Pessoa, vai sediar nos dias 14, 15 e 16 de dezembro o COPAOBA – I Festival de Filmes do Brejo. Serão exibidos treze curtas-metragens, sendo dez produzidos por novos cineastas, moradores de cidades do Brejo Paraibano, que concorrerão na mostra competitiva. Serão premiadas as três melhores produções cinematográficas. Os outros três curtas foram produzidos pelos cineastas Bruno Soares, Ismael Moura e Ramon Batista, conhecidos do público e com premiações em importantes festivais nacionais e internacionais. O Festival também promoverá oficinas e atividades culturais.

Os dez municípios do Brejo que participarão com curtas metragens serão Areia, Serra da Raiz, Borborema, Alagoa Nova, Bananeiras, Serraria, Belém, Alagoinha, Alagoa Grande e Solânea. O evento acontecerá no Ginásio de Esportes de Serra da Raiz e na Praça Iniguaçu. Todas as apresentações serão gratuitas. O coordenador do Copaoba – Festival de Filmes de Brejo, cineasta Torquato Joel, disse que os filmes que concorrerão aos prêmios foram produzidos por durante as oficinas do Projeto Viação Paraíba (UFPB), que tem como objetivo a interiorização do cinema no estado da Paraíba. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Segundo Torquato Joel, a realização das oficinas e dos curtas-metragens nas cidades do Brejo foi possível por meio do Projeto Viação Paraíba, atividade que integra a política da UFPB de interiorização do cinema. O Projeto Viação, também coordenado por Torquato Joel, consiste em um minicurso de cinema e de uma mostra de filmes (curta-metragem) que percorre o interior da Paraíba. “O Projeto Viação atua há quase doze anos com alunos voluntários dos cursos de bacharelado em Cinema, Mídias Digitais e Rádio e TV, da UFPB. Existe ainda a colaboração de cineastas voluntários já atuantes no ambiente cinematográfico da Paraíba” ressaltou.

PROGRAMAÇÃO – A mostra de filmes e o julgamento acontecerão na sexta-feira (14), com a apresentação de cinco filmes, e também no sábado (15), com mais cinco exibições. A premiação dos classificados será no sábado.

Paralelo à competição serão apresentados os curtas metragens dos três jurados do Festival. Haverá debates sobre os filmes, oficinas, atividades culturais e passeios ecológicos na região.

As oficinas do Festival serão Atuação Para o Cinema (Cely Farias); Maquiagem e Efeitos Especiais para Cinema (Ismael Moura); Customização de Roupas (Romero Sousa); Dança – Forrobodó para Estudantes/Idosos (Yasmin Kellen e Luana Cristina) e Dança-Teatro: Integrando Saberes (Diana Barbosa).

O COPAOBA – I Festival de Filmes do Brejo é uma realização da Prefeitura de Serra da Raiz, Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB), por meio do Projeto Viação Paraíba (COEX/PRAC/UFPB), Rede Paraíba em Movimento (RPM/PRAC/UFPB) e Fórum de Turismo do Brejo. O COPAOBA conta ainda com o apoio das dez prefeituras do Brejo participantes da competição.

Mais informações e detalhes sobre a programação, filme e sinopses, programação cultural e oficinas poderão ser encontradas no site do Copaoba – Festival de Filmes do Brejohttps://festivalcopaoba.wixsite.com/copaoba. 

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias