Capes-PrInt: UFPB oferta 22 vagas de doutorado sanduíche no exterior

20/05/2022

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta terça-feira (17), o edital nº 01/2022 referente à seleção de alunos dos cursos de doutorado para serem bolsistas no Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa CAPES-PrInt), para o ano de 2022. As vagas são voltadas exclusivamente para os Programas de Pós-Graduação da UFPB selecionados para o Capes-PrInt-UFPB.
 
A seleção contempla 22 vagas, disponíveis para 11 projetos divididos nas áreas temáticas de Intervenções, Tecnologias, Produtos e Processos aplicados à saúde; Territórios da diversidade: educação, linguagens, mediações culturais e políticas públicas; e Bioma Caatinga, biodiversidade e sustentabilidade. As bolsas terão duração de seis meses a um ano, dependendo dos temas abordados e dos projetos selecionados.
 
O prazo de inscrições compreende o período de 18 a 25 de maio para bolsas que se iniciem entre novembro e setembro de 2022; e de 18 de maio a 14 de outubro para bolsas a serem iniciadas entre janeiro e março de 2023. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Programa de Pós-graduação que o candidato integra.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
A escolha dos países disponíveis para o doutorado sanduíche depende do eixo temático, projeto e curso de pós-graduação do candidato. O edital disponibiliza vagas para os seguintes países: Reino Unido, França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Austrália, Canadá, Portugal, Estados Unidos, México, Argentina, África do Sul, Suíça, Suécia, Colômbia, Dinamarca, Reino Unido, Áustria, Japão e África do Sul.
 
Podem ser contemplados com a modalidade de doutorado sanduíche no exterior alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado nos Programas de Pós-graduação da UFPB que participem do Programa CAPES-PrInt-UFPB, desde que tenham integralizado número de créditos compatível com a perspectiva de conclusão do curso.
 
Os alunos selecionados deverão retornar, após a realização do estágio no exterior, e permanecer no curso por, pelo menos, seis meses, considerando o prazo máximo regulamentar permitido, sem prorrogações.
 
A duração das bolsas e distribuição do número de vagas foi realizada de acordo com os recursos disponíveis por cada Programa de Pós-Graduação. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-graduação, Prof. Fernando Perazzo, as bolsas oferecidas destinam-se a alunos que tenham interesse em participar de pesquisas e trabalhos no exterior, e, na atualidade, os valores variam na faixa de R$ 1.100 mensais. Há ainda apoio da CAPES na aquisição das passagens aéreas.
 
Para ele, a realização do doutorado sanduíche traz benefícios ao estudante e para a Universidade. “O importante disso é que a gente vai ter um aluno que vai e volta do exterior melhor capacitado profissionalmente e, consequentemente, existe a parceria da UFPB com outras instituições, e nós temos 42 instituições estrangeiras dentro deste CAPES-PrInt”, disse o gestor.
 
O Programa CAPES-PrInt tem como objetivo a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no Brasil, como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica realizada no âmbito dos programas de pós-graduação.
 
Detalhes da seleção, procedimentos, documentação exigida e vagas disponíveis estão contemplados no edital.
 
Com Assessoria



Outras Not?cias