UFPB oferta 12 vagas para mestrado multiprofissional em Saúde da Família

15/01/2022
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até 14 de fevereiro
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até 14 de fevereiro
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está oferecendo 12 vagas para mestrado multiprofissional em Saúde da Família para médicos, odontólogos e enfermeiros. O programa de pós-graduação é vinculado à Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF). Das 12 vagas ofertadas, 7 são para a UFPB e 5 são relativas às vagas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), administradas pela UFPB por questões logísticas.
 
As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até 14 de fevereiro por meio do preenchimento do formulário de inscrição, que deverá ser assinado e enviado via Correios para a secretaria da instituição associada que foi escolhida pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído, acompanhado da documentação exigida.
 
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) são as instituições gestoras do curso em rede. A UFPB, por meio do Centro de Ciência Médicas (CCM), é uma das instituições de Ensino Superior (IES) que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/MPSF, responsáveis pela execução do curso localmente.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
O curso, que concederá certificado, é oferecido na modalidade híbrida com nove encontros síncronos (presenciais ou virtuais, a depender do contexto epidemiológico) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas serão iniciadas em agosto deste ano e se estendem até julho de 2024.
 
Para se inscrever, o candidato deve ser portador de diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC); possuir registro no respectivo Conselho Regional e Federal; e atender a uma das seguintes situações:
 
a) Ser docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior;
 
b) Ser preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior;
 
c) Ser profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família e na gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Rafael Cavalcanti, secretário de pós-graduação do CCM, destacou a importância desse tipo de formação para profissionais da área. “O curso tem um diferencial importante: busca fortalecer atividades educacionais de atenção à saúde, produção de conhecimento e gestão em saúde da família nas diversas regiões do país”, comentou.
 
Click PB



Outras Not?cias