PIX é o 2º meio de pagamento mais usado nas contas à vista, diz CNLD

31/08/2021
70% dos internautas brasileiros costumam usar o PIX como meio de pagamento; modalidade só fica atrás do dinheiro, mencionado por 71%
70% dos internautas brasileiros costumam usar o PIX como meio de pagamento; modalidade só fica atrás do dinheiro, mencionado por 71%
Menos de um ano após começar a funcionar, o PIX já é o segundo meio de pagamento mais usado pelos brasileiros nas contas à vista, aponta pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), antecipada ao G1atrás apenas do dinheiro.
 
De acordo com o levantamento, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).
 
De acordo com a entidade, a preferência pelo PIX é justificada para 83% dos usuários pela rapidez e a praticidade, seguido de evitar ou minimizar contato físico com máquinas e/ou pessoas (34%).
              
O número de usuários que já fizeram ao menos uma transação por PIX está próximo de 80 milhões vale lembrar que essa novidade ainda não completou nem um ano de operação”, apontou em nota o presidente da CNDL, José César da Costa.
 
Lojas físicas e compras online
 
Nas compras em lojas físicas, no entanto, o PIX não figura entre os primeiros da lista entre os meios de pagamento mais utilizados. O ranking é encabeçado pelo cartão de débito (32%), seguido pelo cartão de crédito (30%), e pelo dinheiro (25%) são os meios mais utilizados.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Já o cartão de crédito é o preferido nos pagamentos de compra online (52%). O dinheiro é o meio mais utilizado para pagamentos de contas de consumo (32%).
 
PIX para transferências e pagamentos
 
Entre os entrevistados, o tipo mais citado de pagamento através de PIX é a transferência de saldos para amigos e parentes: 88% citaram esta finalidade.
 
Também se destacam o pagamento de serviços (40%); de compras pela internet (26%); compras de alimentos (18%); restaurantes (17%) e consultas médicas (12%).
 
A pesquisa ouviu 800 internautas residentes nas capitais brasileiras, com idade igual ou maior a 18 anos, entre os dias 30 de junho e 7 de julho.
 
Click PB



Outras Not?cias