Comer abacate toda semana reduz em 21% o risco de ataques cardíacos

31/03/2022
Foto: Getty Images (Westend61)
Foto: Getty Images (Westend61)

Comer abacates reduz o risco de ataques cardíacos em homens e mulheres, inclusive quando consumidos no lugar de manteiga, queijo ou carnes processadas, segundo um novo estudo.

A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte em todo o mundo, tirando quase 18 milhões de vidas todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente nos Estados Unidos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dizem que as doenças cardíacas tiram uma vida a cada 36 segundos.

Comer pelo menos duas porções de abacate por semana reduziu o risco de ter um ataque cardíaco em 21% quando comparado a evitar ou raramente comer abacates.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

No entanto, não houve um benefício equivalente na redução do risco de acidente vascular cerebral, de acordo com o estudo publicado nesta quarta-feira (30) no Journal of the American Heart Association (AHA).

Uma porção de abacate, que é uma fruta, foi definida como “meio abacate ou meia xícara de abacate, que pesa aproximadamente 80 gramas”, disse a autora do estudo Lorena Pacheco, pesquisadora de pós-doutorado no departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, em Boston.

“Embora nenhum alimento seja a solução para uma dieta saudável rotineiramente, este estudo é uma evidência de que os abacates têm possíveis benefícios à saúde”, disse Cheryl Anderson, presidente do Conselho de Epidemiologia e Prevenção da American Heart Association, em um comunicado. Anderson não esteve envolvido no estudo.

“Precisamos desesperadamente de estratégias para melhorar a ingestão de dietas saudáveis ​​​​recomendadas pela AHA – como a dieta mediterrânea – ricas em vegetais e frutas”, disse Anderson, que também é professor e reitor da Escola Herbert Wertheim de Saúde Pública de Ciência e Longevidade Humana na Universidade da Califórnia, em San Diego.

Estudo de longo prazo

O estudo acompanhou mais de 68 mil mulheres e 41 mil homens que foram inscritos em dois estudos governamentais de longo prazo sobre fatores de risco para doenças crônicas: o Estudo de Saúde das Enfermeiras e o Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde.

Todos os participantes estavam livres de câncer, doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral no início dos estudos e preencheram questionários dietéticos a cada quatro anos durante um período de 30 anos.

Além de analisar o impacto geral de comer abacate, os pesquisadores fizeram modelagem estatística e descobriram consumir meia porção de abacate (¼ xícara) por dia em vez da mesma quantidade de ovos, iogurte, queijo, margarina, manteiga ou carnes processadas (como bacon) reduziu o risco de ataques cardíacos em 16% a 22%.

“O benefício total do consumo rotineiro de abacate observado aqui deriva da substituição da fruta na dieta e de alimentos menos saudáveis”, disse David Katz, especialista em medicina preventiva e de estilo de vida e nutrição, que não esteve envolvido no estudo.

No entanto, o estudo não encontrou diferença na redução de risco quando meia porção de abacate foi substituída por uma porção equivalente de nozes, azeite e outros óleos vegetais. Isso faz sentido, disse Katz, porque os benefícios para a saúde dependem de qual alimento é substituído.

“Se, por exemplo, a troca comum fosse entre abacate e nozes ou amêndoas, os efeitos na saúde provavelmente seriam insignificantes, já que os alimentos têm propriedades nutricionais semelhantes e efeitos esperados na saúde”, disse Katz, presidente e fundador da organização sem fins lucrativos True Health Initiative, uma coalizão global de especialistas dedicados à medicina de estilo de vida baseada em evidências.

Mas se o abacate substituiu a manteiga e a margarina como pasta, ou foi comido em vez de carnes processadas ou queijo em um sanduíche, “as diferenças nutricionais são consideráveis” e espera-se que mudem o resultado da saúde, acrescentou.

Embora os abacates sejam “fontes particularmente ricas de gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada e fibra”, eles também podem ser caros e, portanto, não estão prontamente disponíveis para todos, disse Katz. Substitutos semelhantes podem incluir nozes, amêndoas, azeitonas, azeite e uma variedade de sementes, como abóbora e linho (que vem da linhaça), disse ele.

Outros alimentos a serem incluídos que têm grandes benefícios para a saúde em “preços muito mais baixos”, incluem feijão, grão de bico e lentilhas, “e talvez grãos integrais e sementes relacionadas, como quinoa”, disse Katz.

Prevenção de doenças cardíacas

Prevenir doenças cardíacas significa manter seu peso, pressão arterial e colesterol sob controle, dormir bastante e fazer exercícios regulares, controlar o estresse, limitar o álcool e evitar o uso de tabaco e comer uma dieta saudável com baixo teor de açúcar, alimentos processados ​​e gorduras saturadas, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina.

American Heart Association diz que seu corpo precisa de gordura para aumentar a energia, proteger os órgãos, produzir hormônios e ajudar na absorção de nutrientes.

No entanto, gorduras como gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são as escolhas saudáveis ​​para o coração. Azeite, óleo de canola, óleo de amendoim, óleo de cártamo e óleo de gergelim são fontes de gorduras monoinsaturadas, juntamente com abacates, manteiga de amendoim e muitas nozes e sementes.

A gordura saturada e as gorduras trans aumentam os níveis de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, disse a AHA. As gorduras saturadas, como a manteiga, são tipicamente sólidas à temperatura ambiente e são encontradas em produtos lácteos integrais, ovos, óleos de coco e palma e cortes gordurosos de carne bovina, suína e de aves com pele.

As gorduras trans feitas artificialmente, também chamadas de óleos parcialmente hidrogenados, aumentam o colesterol ruim LDL e diminuem o colesterol bom HDL, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2.

Esses podem ser encontrados em “alimentos fritos, como rosquinhas e assados, incluindo bolos, crostas de torta, biscoitos, pizza congelada, biscoitos, bolachas, margarinas e outras pastas”, de acordo com a AHA.

Sandee LaMotte da CNN




Outras Not?cias