Pesquisadores anunciam novo tratamento e dão passo decisivo para a cura do câncer no cérebro

13/04/2021

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, anunciaram uma descoberta importante para a cura do tipo mais comum e agressivo de câncer no cérebro: o glioblastoma.

“O glioblastoma é o tipo de câncer mais letal no sistema nervoso central, responsável pela maioria dos tumores cerebrais malignos”, disse a cientista Ronit Satchi-Fainaro, diretora do Cancer Biology Research Center e chefe do Laboratório de Nanomedicina e Pesquisa do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Satchi-Fainaro e sua equipe descobriram uma falha incomum no sistema imunológico do cérebro que ampliava a divisão celular e a disseminação das células cancerosas do glioblastoma. Isso ocorre devido à presença da proteína P-Selectina (SELP).

Passo decisivo para a cura do câncer no cérebro

A boa notícia é que os pesquisadores conseguiram inibir a secreção da proteína, bloqueando, assim, a propagação do câncer e restaurando a atividade normal do sistema imunológico.

A descoberta, segundo Satchi-Fainaro, pode ter implicações terapêuticas, tendo em vista a possibilidade da SELP ser usada para tratar a dor associada à anemia falciforme, que provoca a escassez de glóbulos vermelhos saudáveis, obstruindo o fluxo sanguíneo e causando crises de dor.

Por ter se mostrado seguro em humanos, a cientista acredita que o estudo abrirá caminho para a aprovação de um ensaio clínico que oferece um novo tratamento para o glioblastoma.

“Infelizmente, pacientes com glioblastoma precisam de novos tratamentos urgentemente. Nosso tratamento pode ser o avanço necessário na batalha contra o câncer mais assustador de todos”, Satchi-Fainaro, esperançosa.

Casos conhecidos

Entre algumas das vítimas mais conhecidas do glioblastoma, estão o filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Beau Biden, e seu conterrâneo, o ex-senador pelo Arizona e candidato a presidente em 2008, John McCain.

Fontes: The Jerusalem Post e i24News - Via Razões para acreditar




Outras Not?cias