Novo medicamento eliminou tumor em 100% dos casos de câncer colorretal

16/06/2022
Medicamento dostarlimab: remédio aprovado no Brasil fez câncer desaparecer em todos os pacientes. (Foto: Andrey Rudakov)
Medicamento dostarlimab: remédio aprovado no Brasil fez câncer desaparecer em todos os pacientes. (Foto: Andrey Rudakov)
Uma notícia que leva esperança a milhares de pessoas com câncer colorretal: um medicamento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) eliminou 100% dos tumores de 12 pacientes submetidos a um estudo clínico.

O anúncio pegou a comunidade científica de surpresa. No estudo, os pesquisadores aplicaram localmente um anticorpo chamado “dostarlimab”, que se mostrou efetivo contra a doença, mesmo depois de um ano após o tratamento.

A pesquisa foi divulgada na revista New England Journal of Medicine no dia 5 de junho e foi debatida por médicos oncologistas durante o evento anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês), encerrada na terça-feira passada (7). 
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

O tratamento bem-sucedido foi comprovado por exames de ressonância magnética, avaliação endoscópica, toque retal e biópsia, que não apontaram evidências da presença de câncer colorretal.

 

O medicamento

Os doze pacientes escolhidos tomaram a droga dostarlimab por meio intravenoso 1 vez a cada 3 semanas, por 6 meses. “Durante o período médio de acompanhamento de 12 meses, nenhum paciente recebeu quimiorradioterapia e nenhum paciente foi submetido à ressecção cirúrgica”, explicaram os cientistas.

Segundo o médico oncologista Luiz Diaz Jr., coautor do trabalho, a taxa de sucesso da pesquisa norte-americana “não é comum”, e talvez seja a primeira vez que uma descoberta do tipo é registrada em toda a história de estudos contra o câncer. Animador, né?

Ao jornal The New York Times, Luiz disse que é apenas uma questão de tempo até o medicamento ser disponibilizado em massa, após mais estudos serem conduzidos para atestar a eficácia e segurança da droga.

No Brasil, o dostarlimab foi aprovado para tratar o câncer de endométrio, mas até então não tinha sido testado contra outros tipos de tumores malignos.

Fonte: Exame

 



Outras Not?cias