Estudo indica operadora com melhor serviço de internet do Brasil

18/07/2021
As operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi tiveram seus serviços avaliados no país durante o segundo trimestre de 2021
As operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi tiveram seus serviços avaliados no país durante o segundo trimestre de 2021
Um levantamento realizado pela Ookla, empresa responsável pelo teste de velocidade de conexão Speedtest, aponta que a operadora Claro foi a que ofereceu internet mais rápida no Brasil no segundo trimestre deste ano. Segundo a pesquisa, a Claro registrou 46,21 pontos no teste da empresa que mede velocidade de download (dados recebidos pelo seu dispositivo num determinado espaço de tempo) e upload (dados enviados a outros computadores e provedores), o Speed Score. Em segundo lugar aparece a Vivo, com 31,42.

TIM (com 26,65) e Oi (com 22,90) aparecem na sequência. A Claro também liderou o ranking de consistência, métrica utilizada pelo Speedtest para identificar a qualidade do serviço. Em segundo lugar neste ranking aparece a TIM, seguida por Vivo e Oi. 
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

Cidades mais rápidas

O levantamento também avaliou as cidades mais populosas do Brasil com a velocidade média de download de celular mais rápida.

Brasília, com 43,74 Mbps (megabits por segundo)
Curitiba, com 38,37 Mbps
Rio de Janeiro, com 37,11 Mbps
São Paulo, com 36,73 Mbps
Salvador, com 34,18 Mbps.

Vivo lidera a banda larga fixa

A Ookla também divulgou o ranking com provedores de banda larga fixa mais rápida no país no segundo trimestre deste ano. A liderança ficou com a Vivo, que registrou Speed Score de 93,23.

A Oi aparece em segundo lugar, com 78,97, enquanto a Claro completa a pódio, com 75,88.

Com relação à consistência (qualidade na oferta do serviço), a liderança ficou com a Claro, seguida pela Vivo, em segundo, e a Oi, em terceiro lugar.

O levantamento também trouxe o ranking de velocidade média de download mais rápida em banda larga fixa entre as cidades mais populosas do Brasil. De acordo com o Speedtest, sete cidades alcançaram velocidades médias de mais de 100 Mbps.

A liderança do ranking neste quesito ficou com Goiânia. Veja a lista completa:

Goiânia, com 130,15 Mbps
Brasília, com 115,66 Mbps
Belo Horizonte, com 108, 17 Mbps
Manaus, com 105,44 Mbps
Curitiba, com 105,37 Mbps.

Como o levantamento é feito

A empresa trabalha com o Índice Global Speedtest, que compara dados de velocidade de internet em mais de 190 países mensalmente. As informações são analisadas a partir de dados fornecidos por pessoas que usam a plataforma Speedtest para medir suas conexões.

"Os resultados para dispositivos móveis são baseados em todas as tecnologias de celulares. A banda larga fixa inclui resultados via wi-fi", explica a Ookla em seu site.

 

UOL - Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo




Outras Not?cias