Opera Paraíba realiza Mutirão de Cirurgias Eletivas e Hospital Distrital de Itaporanga recebe novos equipamentos

10/10/2023

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (6), no Hospital Distrital de Itaporanga “Dr. José Gomes da Silva”, mais um mutirão de cirurgias eletivas do Programa Opera Paraíba, iniciativa que tem o objetivo de diminuir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos em todo Estado. Durante três dias, serão realizadas 20 cirurgias diárias, totalizando 60 procedimentos de hernioplastias (umbilical, inguinal, epigástrica, crural e incisional), cirurgias ginecológicas (histerectomias) e colecistectomias. Para este mutirão, o Hospital foi contemplado com uma mesa cirúrgica e caixas cirúrgicas novas.
 
Segundo a diretora do Hospital, Shyrleanne Brasileiro, esse é o terceiro mutirão realizado no Hospital de Itaporanga no ano de 2023. “Com este mutirão, o hospital chega a 170 cirurgias eletivas pelo Opera Paraíba. E a grande expectativa é a gente de fato atender o que o SUS preconiza para zerar a fila de espera das pessoas que há muitos anos vêm aguardando as cirurgias eletivas. Este é o propósito da Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Distrital de Itaporanga vem fazendo sua parte e primando pela qualidade e a oferta desses serviços”, explica a diretora.
 
O Programa Opera Paraíba vem beneficiando a vida de pessoas como o agricultor Sebastião Ângelo da Costa, 50 anos, morador de Boa Ventura, contemplado com a cirurgia de colecistectomia, procedimento conhecido como retirada da vesícula. “Estava me sentindo mal, sem poder me alimentar de tudo, não podia ingerir nada ácido. Com essa cirurgia, eu espero me recuperar logo para poder trabalhar e cuidar da minha família”, conta o agricultor.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Para este mutirão, devido ao tipo e ao porte da cirurgia, estão sendo contemplados os municípios de Aguiar, Boa Ventura, Ibiara, São José de Caiana, Conceição, Pedra Branca, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Piancó, Nova Olinda, Itaporanga, Diamante, Olho D’Água, Coremas, Curral Velho, Igaracy e Serra Grande.
 
Para participar do programa o encaminhamento é feito via cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona o paciente para o Hospital mais próximo. O usuário do sistema público de saúde também tem a opção de fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br , basta preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que apresente a necessidade da cirurgia. Então, o paciente é triado pela central de regulação e encaminhado para o Hospital mais próximo.
 
Bananeiras Online com Assessoria



Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15