
O município de Solânea completa 65 anos de emancipação, nesta segunda-feira (26), com um crescimento econômico que vem sendo marcado pelo comércio local. A cidade tem, atualmente, um Produto Interno (PIB) que gira na casa dos R$ 234,5 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O PIB é a soma de todas as riquezas geradas por um município.
Quem vive ou passa na cidade percebe nitidamente o crescimento do comércio, que é movimentado por lojas, farmácias, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, entre outros itens que contribuem para a geração de emprego e renda.
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter, facebook, instagram e youtube
Solânea também tem crescido com a comunicação local formada por rádios e sites locais, que mantêm os moradores e visitantes sempre muito bem informados.
História
A fundação, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. Segundo a história oficial, um dos descendentes dos colonizadores da família Soares Cardoso Moreno, vindo do Ceará, fixou moradia, nas terras planas, com fazenda de gado e engenho.
Com o crescimento da região, alguns pioneiros – tais como Leôncio Costa, Alfredo Pessoa de Lima, e tantos outros – empreenderam esforços no sentido de transformar o pequeno povoado em Distrito de Paz. Isto só veio ocorrer no dia 4 de dezembro de 1926. Assegurado pela Lei nº 637, o pequeno aglomerado passou a ser chamado de Moreno, nome dado em homenagem ao seu fundador.
A partir de 1927, Moreno viveu intensos dias de vida social e cultural, começando a se projetar no cenário comunal. Em 15 de novembro de 1938, sob o Decreto-lei nº 1.164, Moreno eleva-se à categoria de Vila.
A antiga Vila de Moreno, alcançou sua independência e emancipação política, administrativa e social, graças a uma forte reivindicação dos homens de grande visão da época. O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Paraíba, foi de autoria do então deputado estadual Humberto Coutinho de Lucena.
A Lei nº 967 que criou o município de Solânea, datada de 26 de novembro de 1953, foi sancionada pelo então governador do Estado, João Fernandes de Lima, concedendo fórum à cidade e, consequentemente, criando o município e comarca de Solânea. Em homenagem a esta data, construiu-se a principal praça da cidade, em frente à igreja matriz de Santo Antônio, padroeiro do município. O município foi instalado em 30 de dezembro de 1953.
Desde 2001 a cidade realiza umas das maiores festas juninas do estado da Paraíba e do Brasil com uma media de 40.000 pessoas nos últimos dias e em media de 2.000 nos demais que acontece de 12 a 24 de junho.
Redação FN
A histria que voc no conhece do Bananeiras Online revelada em entrevista
Eu Cuido De Ti - Cano e Louvor
So Joo de Bananeiras: Vitor & Leo emocionam com "Borboletas" ao vivo
Governador anuncia reajuste salarial linear para todos os servidores da PB
Paraba acaba com obrigatoriedade da baliza para emisso da Carteira de Habilitao
Duas pessoas morrem e duas ficam feridas aps carro capotar, na PB
Aps tentativa de compra do Banco Master, Grupo Fictor pede recuperao judicial