Governo da Paraíba distribui mais de 28 toneladas de alimentos em oito cidades do Sertão

26/03/2024

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), encerrou, nesse sábado (23), a distribuição de 28,2 toneladas de alimentos no Sertão paraibano adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Compra com Distribuição Simultânea (PAA-CDS). Durante três dias, famílias de oito cidades foram beneficiadas com a ação: Malta, Condado, Pombal, São Domingos, Cajazeirinhas, São José do Brejo do Cruz, Vista Serrana e Paulista.
 
O PAA-CDS é um programa do Governo Federal, gerido pelo Governo da Paraíba, que tem como objetivo valorizar, fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda; além de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Iogurte, polpa de frutas, macaxeira, arroz vermelho, carne e hortaliças são alguns dos gêneros entregues à população.
 
Este ano, estão sendo investidos mais de R$ 4,9 milhões, contemplando 658 agricultores, em 14 municípios paraibanos (Areial, Baía da Traição, Barra de Santa Rosa, Cabaceiras, Itabaiana, Mari, Pedras de Fogo, Pitimbu, Pocinhos, Pombal, São João do Rio do Peixe, São Sebastião de Lagoa da Rosa, Sapé e Sossêgo).
Em Malta - O município de Malta foi o primeiro a receber a caravana do PAA-CDS, na quinta-feira (21). A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ao lado do prefeito Igor Rosa e da secretária Municipal de Assistência Social, Ana Peixoto, distribuiu os kits de alimentos também entregues por servidores do município a todos que aguardavam.
 
O prefeito Igor Rosa destacou a felicidade e a importância da ação. “É uma ação que faz com que a economia gire, seja aquecida através da compra direta ao produtor rural, fazendo com que esses recursos cheguem na zona rural, ao mesmo tempo que traz alimentos de qualidade para nossa população. E mais que isso, faz com que alimentos produzidos no estado, cheguem à mesa das pessoas matando a fome de muita gente”, afirmou o prefeito.
 
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
A dona de casa e catadora de recicláveis Maria de Fátima Almeida foi uma das beneficiadas com os alimentos. “Bom demais receber esses alimentos, não é sempre que temos condições de comprar. É muito legal quando eles chegam para as famílias que têm mais necessidade”.
 
Condado - Já em Condado, a distribuição foi realizada na Associação dos Moradores e Agricultores de Ipoeira da Linhares (Amagril), onde as famílias aguardavam a chegada dos caminhões.
 
O casal Sara Freitas e José da Silva foi um dos beneficiados. “Receber esses alimentos é de uma importância grande, tudo que chega é bem-vindo, é uma ajuda”, comemorou.
 
A presidente da Amagril, Maria Solange dos Santos, falou da alegria em receber os alimentos que vão beneficiar tantas famílias. “Estamos muito felizes em poder entregar esses kits às famílias carentes, beneficiando muita gente, suprindo as necessidades nutricionais, trazendo alimentos para as mesas”.
 
Em Pombal e São Domingos - Em Pombal, as entregas foram realizadas no ginásio da Escola Estadual Arruda Câmara. Na sexta-feira (22), a Caravana do PAA iniciou o dia na cidade de São Domingos, no ginásio da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Cícero Severo Lopes. O evento, que contou com a presença da prefeita Adeilza Soares, vereadores e secretários municipais, entregou 2,4 toneladas de alimentos aos dirigentes da Associação Comunitária Rural Cachoeira do Tigre.
 
O presidente da Associação Comunitária Rural Cachoeira do Tigre, Wilson Landinho, falou da importância da parceria com o Governo do Estado. “É a melhor coisa para os moradores da cidade. Vem ajudando às pessoas carentes, valoriza as associações, os pobres”.
 
A prefeita Adeilza Soares destacou o quanto é gratificante receber o PAA no município. “Vem beneficiar quem precisa de um programa como esse, e só temos a agradecer porque o município nunca teve um programa como esse, que vem atender a todo esse contingente maior de pessoas”, lembrou.
 
Cajazeirinhas - Na sequência, foi realizada a entrega no município de Cajazeirinhas. A ação teve a presença do prefeito Assis Rodrigues. Na cidade, outras 2,4 toneladas de alimentos foram entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
“Temos uma população agrária, cerca de 70% dos moradores residem na zona rural, então esses alimentos são importantes para complementar a alimentação”, observou o prefeito.
 
Paulista - A cidade de Paulista foi a última parada do dia da Caravana do PAA. Lá, foram entregues outras 2,4 toneladas de alimentos, totalizando 7,2 toneladas distribuídas.
 
“É importante não apenas para o município de Paulista, como para toda população paraibana. Que venham outros programas como esse para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Valmar Arruda.
 
Encerramento da etapa no Sertão - A manhã do sábado (23) foi movimentada na cidade de São José do Brejo do Cruz, município com cerca de 1.600 habitantes. O Governo do Estado contemplou 25% da população com a entrega dos kits de alimentos.
 
Os alimentos foram distribuídos na sede da Igreja Assembleia de Deus. A dona de casa Florismeire Ubaldo foi uma das contempladas. “Essa comida vai ajudar muito dentro de casa, tudo que recebemos é sempre bem-vindo”, afirmou dona Meire.
 
A secretária Pollyana Dutra fez um balanço da maratona de entregas durante os três dias nas cidades do Sertão. “O PAA-CDS é um programa que tem uma peculiaridade: ao mesmo tempo fortalece e empodera o homem do campo, o trabalhador rural, que planta sabendo que terá a quem vender sua produção pelo preço justo, sem atravessador e, com o dinheiro apurado, reinvestir em sua terra. Nas cidades, coloca alimentos de qualidade na mesa das pessoas que mais precisam”, finalizou a secretária.
 
Bananeiras Online com Assessoria



Outras Not?cias