Chove mais de 143mm em João Pessoa e ruas ficam alagadas; veja os trechos

26/02/2021
Rua por trás do Mercado da Torre, em João Pessoa, alagada nesta sexta-feira (26) — Foto: Felícia Arbex/TV Cabo Branco
Rua por trás do Mercado da Torre, em João Pessoa, alagada nesta sexta-feira (26) — Foto: Felícia Arbex/TV Cabo Branco
Choveu mais de 143 milímetros em João Pessoa durante um período de menos de oito horas. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas é superior ao que deveria ocorrer em todo o mês de fevereiro, com um acréscimo de 36% do que já estava previsto. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), vários pontos da cidades estão alagados e outros com acúmulo de água.

 

Conforme a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas desta manhã fazem parte do aglomerado convectivo gerador de chuvas na faixa litorânea e áreas adjacentes. Elas podem permanecer no decorrer do dia e se estender, de forma mais pontual, sobre as regiões do Agreste e Brejo.


Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Devido ao forte volume pluviométrico, vários pontos da cidade registraram alagamentos, como na Avenida Dom Pedro II, que ainda teve uma árvore caída próximo ao Ibama, no Viaduto do Cristo, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários e na Avenida Epitácio Pessoa. Além disso, foi confirmado o deslizamento de uma barreira entre os bairros do Roger e Padre Zé, mas ninguém ficou ferido. Segundo Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil, a chuva deve permanecer durante toda a manhã.

Forte chuva causa alagamentos em João Pessoa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 
 
 

Forte chuva causa alagamentos em João Pessoa

 

Ocorrências

 

No bairro Tambiá, o muro que divide um condomínio residencial do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, desabou com as chuvas. Moradores estão preocupados que a estrutura do prédio seja comprometida.

No bairro dos Bancários, um muro que estava represando água acabou desabando com a força das chuvas. No Mercado Central, um muro também desabou e deixou feirantes no prejuízo.

O Manaíra Shopping informou que uma área do asfalto cedeu devido ao excesso de água acumulada em uma galeria. A área foi isolada e o incidente não causou nenhum dano físico ou material para colaboradores ou clientes. A equipe de manutenção do shopping já foi acionada para reparar o asfalto. Nenhuma outra parte do estacionamento foi afetada e o shopping continua funcionamento normalmente.

 

Confira a situação do trânsito (até 11h30):

 

 

  • Rua paralela à BR-230, em frente a Central de Polícia: ponto alagado, mas sem prejudicar o fluxo.
  • Rua Mariângela Lucena Peixoto e Flodoaldo Peixoto, no Valentina de Figueiredo: acúmulo de água.
  • Entorno do Parque da Lagoa: acúmulo de água.
  • Avenida Sanhauá (em frente a CBTU): via completamente alagada e interditada.
  • Viaduto do Cristo: acúmulo de água, no trecho da lateral da TransNacional e em frente ao Shopping Trevo de Automóveis.
  • Rodoviária de João Pessoa: registro de alagamentos.
  • Maximiano Figueiredo: acúmulo de água.

 

 

 

Semáforos apagados

 

 

  • Av. João Machado x Américo Falcão;
  • Av. Pedro II x Tabajaras x Princesa Isabel: falta de energia elétrica;
  • R. João R. Alves x Luiz Alves Conserva: travado no vermelho;
  • Av. Raniere Mazilli x Napoleão Duré: intermitente;

 

Avenida Sanhauá completamente alagada e interditada, nesta sexta-feira, em João Pessoa — Foto: Everaldo Ricardo/Arquivo Pessoal

Avenida Sanhauá completamente alagada e interditada, nesta sexta-feira, em João Pessoa — Foto: Everaldo Ricardo/Arquivo Pessoal

A fortes chuvas alagaram a linha férrea da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Centro da capital. Devido a isso, a circulação dos trens está parada desde às 8h20 na Grande João Pessoa. Equipes de manutenção da via permanente estão trabalhando em vários pontos de alagamento, porém, devido à chuva contínua, não está sendo possível desobstruir todos os locais. Assim que o nível da água baixar e houver segurança de tráfego, os trens voltarão a operar normalmente.

A circulação de trens já foi retomada entre Mandacaru e Cabedelo e entre João Pessoa e Santa Rita. Até as 12h15, o trecho entre João Pessoa e Mandacaru permanece interditado, sem a circulação dos trens e ainda sem previsão. O trecho entre Mandacaru e Santa Rita ainda permanece bastante alagado, principalmente na esplanada da Estação João Pessoa.

Linha férrea alagada na manhã desta sexta-feira em João Pessoa — Foto: Everaldo Ricardo/CBTU/Arquivo Pessoal

Linha férrea alagada na manhã desta sexta-feira em João Pessoa — Foto: Everaldo Ricardo/CBTU/Arquivo Pessoal


Do G1PB




Outras Not?cias