Contribuinte com níveis ouro e prata no ‘gov.br’ pode acessar declaração pré-preenchida do IR

16/03/2024
Prazo para envio começa nesta sexta-feira (15)
Prazo para envio começa nesta sexta-feira (15)
Os contribuintes que têm contas do gov.br nos níveis ouro e prata já podem acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024. Apesar disso, de acordo com a Receita Federal, o envio da documentação só poderá ser feito a partir desta sexta-feira (15).
 

A conta gov.br permite que o cidadão acesse órgãos públicos de maneira on-line, e conta com uma tecnologia que permite a confirmação da identidade de quem está acessando. A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

A conta gov.br tem três níveis de segurança, que variam de acordo com a quantidade de verificações feitas pelo usuário: bronze, prata e ouro. Leia a seguir sobre cada uma delas.

Nível Bronze

O que posso fazer?

Ele permite o acesso a serviços digitais menos sensíveis e a poucos serviços públicos. Toda pessoa que entra no sistema começa com a conta neste nível. A partir deste ponto, o próprio usuário pode aumentar a quantidade dos chamados "Selos de Confiabilidade".

Nível Prata

O que posso fazer?

Neste nível, o usuário passa a ter acesso a mais serviços digitais e poderá usar todas as ferramentas do site. Porém, ainda não é o nível mais alto de segurança, principalmente, para assuntos mais sensíveis, como os financeiros.

O que faço para atingir o Nível Prata?

• Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);

• Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;

• Validação dos seus dados com usuário e senha do Sigepe (Sistema de Gestão de Pessoas), se for servidor público federal.

Nível Ouro

O que posso fazer?

Aqui, o usuário conta com o nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis. Assim, o cidadão passa a acessar qualquer ferramenta digital disponível.

O que faço para atingir o Nível Ouro?

• Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;

• Validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);

• Validação dos seus dados com Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil.

Imposto de Renda 2024

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 começa em 15 de março e termina em 31 de maio e, para muita gente, o período de prestar contas com o Leão pode ser estressante.

No ano passado, mais de 500 mil pessoas não enviaram a documentação no prazo correto e tiveram que pagar multas. No caso de 2024, o contribuinte vai ter 78 dias para entregar a documentação.

Rafaela Soares, do R7




Outras Not?cias