Colunista Jofre Garcia



  • Para Onde Ir?

    23/12/2018

     

    “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”

     

      João 5.68

                    Aqueles que seguem a Cristo, que se apresentam como seus imitadores, devem estar conscientes de duas verdades intrínsecas ao Caminho proposto pelo Mestre da Galiléia.

    A primeira verdade é o fato de caminhar sabendo a quem se está seguindo, não pode haver dúvidas nessa jornada, ela precisa ser feita nos passos daquele que É tudo em todos, e de quem a nossa existência é dependente, e a quem tudo pertence. Logo, qualquer “revelação” que diminuir a pessoa de Cristo ou proponha algo que contribua para a Redenção é uma inverdade maligna, pois não há salvação possível ao homem que não venha d’Ele.

    A segunda verdade é anuída desta primeira e consiste em sabermos com todas as faculdades do nosso ser, racional e emocional, que a sua Palavra é “espírito e vida” e que não podemos encontrar em nenhum outro as palavras que nos conduzem a vida eterna. Logo, não existe caminho, verdade e vida, nem revelação acerca de Deus que não seja oriunda das Escrituras que Ele mesmo nos deu.

    É, no entanto, impressionante que muitas pessoas insistam em querer conhecer Deus e as coisas concernentes ao seu Reino fora da proposta e do caminho que Ele mesmo determinou para nós. É incrível como mecanismos de marketing, doutrinas baseadas em propostas humanas e “achismos”, pregações com o uso fragrante de PNL, e visões enfatuadas recebem tamanha atenção em nossa geração a ponto da Bíblia ficar em segundo plano. É assustador como o próprio Cristo é deixado em segundo lugar mediante os sonhos e desejos imediatistas dos modernos “cristãos”. Por isso tanta há troca de igrejas, tantas mudanças espirituais medíocres, tantas inseguranças futurísticas, tanto cansaço de vida.

    “Para onde iremos nós?” A pergunta que também é uma constatação do apostolo Pedro, deve estar todos os dias em nossa mente e em nosso coração, para que o caminhar de nossa vida seja o legítimo pari passo do Mestre. Não há outro caminho, não há outra verdade, não há outra vida que não seja nem proceda de Jesus Cristo, o Deus Conosco.

    Portanto, sigamos o Mestre, não platônicamente, como um ideal inalcançável, não como uma ideologia feita para uma construção social, não como uma religião, cheia de dogmas e crendices, não como uma idealização moral. Não! Sigamos a Jesus porque fora dele não há salvação, e não existe palavra de vida eterna que não seja a Sua Palavra.

    E você a quem está seguindo e para onde vai?

     
    Em Cristo, na Fé e no Caminho.   
     

    Jofre Garcia Luna 

    Bacharel em Teologia Sistemática - FATEN (Faculdade Integrada de Teologia) 
     
    Pós-Graduação em Ciência da Religião - FATEN 
    E-mail: presbiterojofre@gmail.com