Colunista Kamila Magno



  • Como prevenir o câncer de pele

    17/04/2017

                 Dando sequência ao post anterior, sobre o câncer de pele e sua importância, veremos agora qual a forma mais adequada de nos prevenirmos.

                A radiação solar é essencial para a vida no planeta e sua privação completa pode levar ao desenvolvimento de doenças físicas e psiquiátricas, porém a moderação dessa exposição é primordial na prevenção do câncer de pele, envelhecimento e manchas na pele. Atitudes que minimizem a intensidade dessa exposição ao sol  são bem conhecidos, como: não se expor ao sol entre as 10 e 15 horas, usar guarda sol, chapéus ou bonés, roupas  de modo geral ou as próprias contra UV, como também o protetor solar que deverá ser aplicado nos locais expostos ao efeito direto do sol. O uso do óculos protege as pálpebras, local também acometido pelo câncer de pele, além dos olhos, evitando catarata e degeneração da retina. Existem vários protetores solares no mercado, para os diferentes tipos de pele (oleosa, seca ou sensível), além dos adequados para as crianças, que possuem em sua composição o óxido de zinco e o dióxido de tinânio funcionando como protetores físicos. Lembrando que devem ser usados em crianças maiores de 6 meses, devido a imaturidade da pele, podendo ocasionar dermatites de contato (alergias) com mais frequência em crianças menores.  

                Na próxima publicação entraremos em detalhes quanto aos protetores solares, quanto ao fator de proteção, qual o mais apropriado, como devemos reaplica-lo e tudo mais. Até nosso próximo encontro!!!

     

    Kamila Paschoal Magno do Nascimento

    CRM 7289 - RQE 4831 

    Graduada pela Universidade Federal da Paraíba

    Residência em Dermatologia pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória- ES (Hospital credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia)

    Membro aspirante da Sociedade Brasileira de Dermatologia  

    Mestre pela Universidade Federal do Espirito Santo

    Dermatologista do Hospital Napoleão Laureano