Colunista Kamila Magno



  • Câncer de Pele

    19/03/2017

    Estou de volta a esta coluna e retomarei com um assunto de muita importância, o câncer de pele. Aí você pode pensar, ahhh!! Eu já sei que tenho que usar protetor solar...blá, blá, blá... Parece bobo né?! Mas um estudo feito na Dinamarca, onde o câncer é uma doença de notificação compulsória, ou seja, todos os cânceres são computados e somados, mostrou que o número de câncer de pele é equivalente ao número da soma de todos os cânceres do corpo... Assim, podemos concluir quão presente é esse problema na população, e seu diagnóstico precoce evita mutilações ou mesmo a morte do paciente.  

    De modo geral, os sinais de alerta que podem levar o paciente a suspeitar de câncer de pele são: sinais/pintas de várias cores ou em crescimento; lesões que sangram com facilidade ou que não cicatrizam. As pessoas que possuem um maior risco de desenvolvimento de câncer de pele são aquelas que se expõem ao sol com mais frequência ou com maior intensidade, como agricultores, mas também não podemos excluir aquelas pessoas que se expõem de forma recreacional na praia, por exemplo.            

    Na presença de qualquer sinal de perigo, procure um dermatologista!! No próximo post darei ênfase às formas de proteção contra o câncer de pele. Até mais!!

    Tire sua dúvida!! Me pergunte e eu responderei sobre o assunto!!

    Kamila Paschoal Magno do Nascimento

    CRM 7289 - RQE 4831 

    Graduada pela Universidade Federal da Paraíba

    Residência em Dermatologia pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória- ES (Hospital credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia)

    Membro aspirante da Sociedade Brasileira de Dermatologia  

    Mestre pela Universidade Federal do Espirito Santo

    Dermatologista do Hospital Napoleão Laureano