Colunista Manoel Luiz



  • Israel: o Rio, o Sonho e a Rocha

    21/12/2016

    Neste dia 07 de janeiro  de 2017, Bananeiras estará  reunindo  familiares e amigos de Marcos Rocha,  no então Cruzeiro de Roma, neste municipio, para participarem do lançamento de seu livro de memórias intitulado: Israel - o Rio, o Sonho e a Rocha, documento este  baseado na grande façanha do autor, iniciada nos anos 50, quando teve a coragem de zarpar rumo ao mundo desconhecido, munindo-se da coragem e da vontade de conhecer localidades, que de certo viria beneficiá-lo  posteriormente com o  acúmulo dos conhecimentos adquiridos.

    Paulo Rocha, bananeirense de nascimento,  proveniente de  famílias da união entre os Arruda Câmara e Ferreira de Macedo, consequentemente, fazendo  parte dos troncos do Barão de Araruna. Daí, surgiram os Rochas  e Lúcios de Oliveira, que firmaram   raizes numa região pobre do Curimataú paraibano,  entre  Bananeiras, Dona Inês (sítio Queimadas) e Araruna. Seus pais Severino e Alice  formaram uma prole de 13 bons filhos, que se destacaram nos estudos, se tornando renomados representantes da família.

    Hoje, centraliza seus  negócios na Austrália onde reside com sua esposa a jovem judia Aviva Janover e filhos. Marcos singrou  para o mundo desconhecido, rumo a outras  paragens,  viajando por 57 países, passando  pela Itália, aportou em terras israelenses,  onde se destacou como trabalhador e morando em Kibutz, trabalhando em diversas atividades , se  tornando até empresário na área da alimentação (churrascarias) e da música (grupos de Schows) entre outros afazeres.

    Mas, sempre aportando no Brasil, notadamente entre  São Paulo, João Pessoa. E,  junto aos seus familiares sediados aqui em Bananeiras, e cidades do seu entôrno,  encontrar-se entre nós no dia do lançamento de seu tão importante livro, contando suas experiências através da literatura,  o que  não  de ser uma história de muitas aventuras.

    Na  verdade, foi uma lição vivida na prática, cujo  autor e seus colaboradores, sintetizam uma história para servir de lição a muitos que ainda não experimentaram:  viajar por continentes diferentes, conhecer novos paíse, povos, novas religiões, fazer novos amigos,  resultando  no final, numa volta triunfante. Parabéns Paulo &Cia.

     

    Manoel Luiz Silva –  

    colaborador, historiador