Colunista Manoel Luiz



  • Bananeiras: uma visão do passado

    01/10/2016

    Esta será mais uma página a ser  escrita  da história do municipio de Bananeiras pelo autor de outros escritos – quais sejam sob a forma de memórias.  biografias, contos, poemas, entre outros, onde vem se preocupando em manter viva a história da terra, do seu povo, capaz de incutir e conservar na memória dos filhos de hoje a grande importância que foi esta comunidade no passado.

    “Não me acho  tão importante pelo que tenho realizado nesta terra  que me recebeu por adoção, nela constitui família, criei a minha pequena prole. Através da mesma dei os primeiros passos na educação profissional e dela saí pronto  para o labor, o que reconheço satisfatoriamente pelo que executei na profissão”. 

    “Mesmo sem fazer parte das Academias de Letras, Institutos Históricos, ou associações culturais, me  sinto no dever de  colaborar com  o município,  professores, estudantes, diretores de  entidades de desenvolvimento, levando aos mesmos fatos importantes que tem a nossa terra, através de meus parcos conhecimentos adquiridos no dia a dia. Viver divulgando os conhecimentos através da literatura, e pesquisar sobre a história local tão rica dos acontecimentos realizados, são fatos importantes que  qualquer  curioso não se cansará  de fazer certas abordagens”.

    BANANEIRAS – UMA VISÃO DO PASSADO –  faz parte  de uma série desses relatos sobre o municipio, rico em histórias e fatos,  que o por certo o historiador não se cansará de explorar assuntos  importantes a partir de seus povoadores. É através  do presente trabalho, onde se echam descritos diversas  biografias de bananeirenses que viveram no passado e se tornaram proeminentes, relatos de importantes historiadores, no quilate dos escritores: Iveraldo Lucena, Severino Ramalho, Dionisio Maia, Carmelita Gomes, Humberto Nóbrega, Erick Martorano, Nelson Bezerra Cavalcanti, entre outros,  além de  assuntos da nossa historiografia.

    O trabalho a ser lançado neste dia 16 de outubro, - Dia do Aniversário da Cidade -,no Serra Golf Hotel, com o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores do município além da rede de hotéis do municipio. É considerado  uma segunda edição do primeiro projeto paradidático,  apresentado  há quase de dez anos (2007) –  o qual teve ótima aceitação  por parte de nossos alunos e professores, servindo de subsídios para  elaboração de projetos, beneficiando a cidade por investidores, além de muitos de nossos servidores utilizarem como fonte de pesquisas para concursos públicos e serviu como  subsídios para  dissertações  escolares, em face de sua receptividade. Acreditamos, que mais uma vez o nosso esforço seja compensador diante  daqueles  que almeijam tomar conhecimento da história dos nossos antepassados. É mais uma tentativa de tornar viva a nossa história.

    Boa Leitura!                     

     Manoel Luiz Silva –  

    colaborador, historiador

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas