Colunista Nelcimar Rodrigues



  • A quem pertencem as cores?

    26/04/2016

    Temos na natureza inúmeros exemplos da exuberância das cores. O que dizer quando percebemos a presença de um lindo arco-íris ou o céu azul do sertão brasileiro?

    Ultimamente, verificamos a apropriação de certos grupos sobre as cores.

    Os ânimos no país estão tão acirrados, que se uma pessoa utilizar uma roupa de alguma cor, associada a um determinado grupo social ou político, pode sofrer alguma agressão física ou verbal.

    Isso ilustra no que a intolerância e a falta de respeito podem transformar o comportamento nas relações humanas.

    A cor da pele, para algumas pessoas, ainda nos dias de hoje, é fator de definição de caráter ou objeto de diferenciação.

    Vamos imaginar que a vida fosse sem cores. Que graça teria? Ou se por acaso, tivéssemos que excluir a cor verde? Imaginem as folhas das árvores com uma outra cor ou sem cor nenhuma? E se a gente eliminasse a cor branca? Ou quem sabe o vermelho... Como ficariam as rosas, a pimenta, o morango, tomate e o que dizer das lingeries?

    Em época de eleição, essa atitude de usurpar as cores do mundo fica mais nítida. Se o partido que adota o marrom como cor símbolo disputar uma eleição com o outro partido, que usa o cinza como sua cor de identificação, ai de alguém vestido de marrom, passar por uma região onde se tenham apenas eleitores do cinza. Mesmo que a pessoa tenha colocado aquela roupa marrom, apenas porque era a última peça limpa em seu guarda-roupa, está arriscado esse indivíduo sofrer algum tipo de retaliação.

    Seja lá qual for a cor de sua preferência, ela não é sua propriedade, pois ela é do mundo, da natureza e está aí para ser admirada. É inadmissível que uma pessoa não possa utilizar uma peça de roupa, seja com qual cor for, por causa de um momento político ou disputa eleitoral.

    As cores pertencem à natureza e são democráticas, ou seja, todos têm o direito de usá-las sem qualquer tipo de constrangimento.

    Viva a Natureza com todas as suas cores!

    Viva a Democracia!

    Nelcimar Rodrigues dos Santos  

    Siga-me no twitter: @brejocultural

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas