Colunista Diogo Fernandes



  • Os desdobramentos da Lava Jato

    19/03/2016

          A delação premiada do senador Delcídio do Amaral foi usada como uma metralhadora contra o PT e o ex-presidente Lula nos últimos tempos. Semana passada, os jornais Folha e O Globo discretamente informaram, de forma muito tímida, que o senador Aécio Neves (PSDB) também fora citado pelo mesmo. Não sabemos o que foi citado ou pelo menos em que termos Delcídio cita Aécio, no entanto, no contexto das investigações da Lava Jato, sabemos que são de corrupção, dentre outros crimes.

            Nos portais e jornais da grande mídia vazaram trechos em que Delcídio expunha suposta conivência da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula em relação aos desvios na Petrobrás, no entanto, nada sobre as ações do senador Aécio. Vejamos como opera a grande mídia: Aécio foi citado nada menos do que três vezes (antes do próprio Delcídio, que nega o conteúdo da suposta delação). Na primeira, o doleiro Alberto Youssef aponta Aécio como mentor intelectual da lista de Furnas, que distribuía mesadas de U$$ 100 mil dólares a parlamentares.  Na segunda delação, o lobista Fernando Moura afirma que um terço da propina em Furnas era destinada a Aécio. Na terceira, o entregador de propinas Ceará diz que Aécio era o mais chato cobrador das entregas de recursos da empreiteira UTC.

            No entanto, quando é para noticiar aos brasileiros o que Delcídio e outros falaram sobre o senador Aécio o maior silêncio impera na grande mídia. Mas essa mesma grande mídia o coloca em destaque nacional para fazer a pregação tucana em nome da moralidade e contra a bandalheira.

            As denúncias são graves e devem ser investigadas, tanto dos delatores quanto do próprio Delcídio, para saber o que há de verdade ou ressentimentos, mas sem a espetacularização e o estardalhaço que é criado em torno dos petistas. E aqui ficam algumas questões: por que os vazamentos na mídia sempre se referem ao PT e nunca ao PSDB? Quem está vazando os conteúdos dessas delações?

            A associação política e midiática é perigosa. A condução coercitiva de Lula por 200 agentes da PF no dia seguinte ao noticiário criminoso sobre o relato de Delcídio é coincidência? Cabe nos perguntar ainda: por que não vazou também que Delcídio falou sobre Aécio, Renan Calheiros e outros políticos?

     

            Como afirmamos, os testemunhos na Lava Jato sobre o candidato derrotado à presidência, Aécio, não vazam ou demoram muito para ser descobertos por alguém nos autos dos processos. Quando se refere a Aécio leva-se tempo para saber e não dá em nada na Justiça. 

     

    Diogo Fernandes
     
    Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus III, Bananeiras

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15