Colunista Manoel Luiz



  • Instituição Universitária em Bananeiras... De parabéns nos seus 60 anos

    12/12/2015

    Neste final de ano, Bananeiras estará tendo o privilégio de participar das comemorações  alusivas ao aniversário da Universidade Federal da Paraíba, que completa 60 de atividades de ensino, pesquisa e extensão  no Estado. Acredito que não só a cidade de  João Pessoa, mas também, Mamanguape, Areia e a própria Bananeiras  se privilegiam pela  manutenção dos centros Universitários.

    Através da Lei Estadual 1.366, de 02 de dezembro de 1955, instala-se a então  Universidade Estadual da Paraíba. Posteriormente ela foi federalizada, com aprovação pela  Lei nº 3.835 de 13.12.1960, transformando em universidade Federal da Paraíba, incorporando às estruturas universitária   existentes nas cidade de João Pessoa e Campina Grande.

    Com sua federalização,  criou-se uma estrutura crescente de multicampi, com atuação  em sete Centros, implantados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Areia, Bananeiras, Patos, Souza e Cajazeiras.

    Em princípios de 2002, a UFPB, desmembrou de quatro dos sete campi.  Onde através da Lei nº 10.419 de 09 de abril, criou-se a Universidade Federal de Campina Grande, ficando a UFPB composta legalmente pelos campi de João Pessoa, Areia (CCA), Bananeiras (CFT – 30.07.2002). E em 2005, criou-se o Campus no Litoral Norte do Estado (Rio tinto e Mamanguape) – (CCAE).

    A partir de 2014, a UFPB, se estruturou criando no Campus I, os centros de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); de Ciências Médicas (CCM); de Ciências  da Saúde (CCS); de Ciências Sociais Aplicadas(CCSA); Centro de Educação (CE); Centro de Tecnologia(CT); Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional(CTDR); Centro de Comunicação, Turismo e Artes((CCTA); Centro de informática(CI); Centro de Energias Alternativas Renováveis) (CEAR). A fora  os Centros do interior já citados anteriormente.

     Com a transformação do Campus Universitário, o então Centro de Formação de Tecnólogos CFT, sofreu várias mutações, até  tornar-se Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias(CCHSA), visando o seu melhoramento e possibilitar  um atendimento ao público universitário com mais qualidade no ensino, nas atividades de pesquisas e no seu corpo docente.  O servidor técnico administrativo passou a receber reciclagem  nos conhecimentos práticos  para melhor atender os anseios do Campus, dos próprios alunos, e da Universidade.   Foram criados vários laboratórios e departamentos, ampliação na sua infra-estrutura – restaurante e salas de aulas, instalação de residências universitárias  para jovens de ambos os sexos e provenientes de regiões distantes e a  implantação do Memorial/CCHSA/CAVN, onde está preservado o documentário histórico desde a criação como Patronato Agrícola.

    Houve uma mudança no aperfeiçoamento de seus professores, onde a própria instituição passou a receber  profissionais com graduações em doutorados,  mestrados e outras especializações. Outra transformação  que aconteceu nesse período  foi a maneira de se admitir  Diretores  pelo processo  eletivo, onde os próprios servidores  e alunos  tem poderes de indicar, pelo voto direto seus dirigentes. Até certo ponto  foi importante para a instituição universitária, porque não dependeria  de indicação  do governo federal de seus dirigentes e o colegiado  passou a ter poder de eleger seus próprios diretores.

    Em síntese, estas foram as transformações verificadas  a partir  de sua criação como Universidade Federal, sob a responsabilidade de seus administradores: Reitores, Pró-Reitores, Diretores de Centros e Chefes de Departamentos, que através dos anos vem tornando uma instituição federal mais atuante, séria em suas tomadas de decisão e acreditada  pelos órgãos de apoio.  De parabéns, portanto, a UFPB, e conseqüentemente o CCHSA/CAVN, com suas Diretorias e Chefia de Departamentos.

    *Manoel Luiz Silva –

     ex-aluno, colaborador, historiador

    e colunista do Bananeiras Online

     

     

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15