Colunista Nelcimar Rodrigues



  • O desempregado

    05/10/2015

    De repente a notícia: “...vamos efetuar o seu desligamento..!”

    Na hora, ainda movido pelo sentimento de certeza, que você tem a razão e está certo que a sua opinião é a correta, um certo ar de coragem aliada a uma respirada bem funda, faz-se presente.

    A primeira decisão vem à tona. Falar ou não para a sua rede de relacionamentos? Já que a notícia vai se espalhar mesmo, é melhor que ela saia da sua boca.

    Surpresa, indignação, revolta, alívio, medo do futuro, incerteza, essas são reações presentes quando a notícia foi dada, principalmente, quando a sua equipe direta toma conhecimento da desconcertante informação.

    Um dos momentos difíceis é o reencontro com os colegas de trabalho. Você é olhado de forma diferente. As pessoas ficam vendo a sua reação, o seu olhar, o jeito como você fala, o modo como você se comporta mediante uma situação, na qual poucos acreditavam que aquilo estivesse acontecendo.

    Quando você trabalha por muitos anos em uma empresa, o seu sobrenome se confunde com o nome da empresa, então muitos lhe associam àquela organização.

    Uma das coisas marcantes que aflora é a solidariedade! Algumas vezes, ela se manifesta de onde você menos espera. A vida nos coloca ao lado da adversidade para a vivência de experiência profunda, como perceber o quanto a pessoa é valorizada, admirada e querida. Parece contraditório, mas a dinâmica é essa. Você se sente importante na vida de pessoas pelo qual no dia a dia, você nem tinha tanta aproximação, mas a situação revelou esse fato importante.

    Depois dos abraços apertados de carinho e afeto, depois das emocionantes homenagens de reconhecimento por tantos anos dedicados a um projeto profissional, vem o momento da despedida.

    Encerrar um ciclo. Sair pela porta daquele lugar e saber que no dia seguinte, você não vai mais voltar na mesma condição de antes...difícil!

    Não há como não chorar! Mas a vida segue!

    O primeiro impacto que se sente é a diminuição do número de e-mails recebidos. Quem trabalha no mundo corporativo, sabe que a carga de mensagens eletrônicas que se recebe é uma coisa impressionante! O telefone começa a se calar, até porque você não tem mais aquele número, que era da empresa, logo, aquela agenda profissional ainda não conhece o seu novo contato.

    O melhor dia para um desempregado é a Segunda-Feira!!!  Esse dia representa a esperança renovada! É o início da semana, que pode ser A SEMANA da recolocação! Mesmo estando nublado, o dia parece incrível, pois pode ser naquele dia, naquela semana que começa na segunda-feira, que a boa notícia acontecerá!

    O pior dia da semana para um desempregado é a sexta-feira. Passadas a segunda, terça, quarta, quinta... chega a sexta. Se não aconteceu nada nesse período, é porque a boa notícia não chegou. Isso significa passar mais um final de semana, sem ter a certeza do que acontecerá na próxima segunda-feira.

    Mas é preciso continuar caminhando. Verificar o lado prático das coisas e uma delas é dar entrada no Seguro Desemprego. Você ainda pensa: “...vou conseguir a proeza de não precisar usar esse benefício. Vou me recolocar!” Passam-se os dias e a notícia não vem, logo, o jeito é usufruir deste direito, afinal, duas coisas que o desempregado tem a certeza é que o salário não vai chegar, contudo, as faturas sim!

    Rumo ao seguro. São vinte senhas diárias. Na fila, pessoas de todas as idades. Olhares de esperança, angústia, dispersos, dedos nos celulares. Como um país feito o Brasil, com tantas oportunidades consegue gerar tanto desemprego? Tema para outro artigo...

    Nesse período afastado do mercado de trabalho, depois de vários anos de muita dedicação, há espaço para fazer aquelas coisas que sempre faltava tempo na época da agenda lotada. Cuidar da saúde, fazer exercício, entrar naquela dieta, que faz bem ao corpo e ao bolso! Ler livros interessantes e cuidar do espírito. Ter fé é fundamental para viver essa experiência com equilíbrio mental.

    Na vida tudo passa. Bons e maus momentos. O que levamos dessa vida são as coisas boas que fazemos, as amizades formadas, o legado construído e a certeza de que o dia sempre vai recomeçar! 

    Cada momento tem um aprendizado, um motivo para estar acontecendo, então, precisamos continuar firmes na esperança de que sempre haverá um novo dia nascendo e estar preparados para receber a Boa Notícia!  

    Nelcimar Rodrigues dos Santos  

    Siga-me no twitter: @brejocultural