Colunista Manoel Luiz



  • Igreja de Bananeiras nos seus 180 anos

    10/09/2015

    Igreja Matriz de Bananeiras. (Foto: Washington Cirne)A Igreja Católica em Bananeiras este ano está comemorando 180 anos de vida em missão. De um pequeno nicho de pau a pique, palhas e barro, que servia de abrigo, para a imagem de N. S. do Livramento, instalado  nas terras do contrafortes da Serra da Cupaóba, se tornou num imenso monumento guardando a sua história que se confunde com a fundação do arraial, depois Vila de Bananeiras.

    A iniciativa partiu do caçador Gregório Soares, para livrar-se das mãos ferrenhas dos nativos, recorreu à Virgem que o salvara de ser degustado  pelos indígenas.  Depois de concretizar o seu apelo, realizou o que prometera e construiu  a pequena  ermida, colocando a  imagem naquele local  e ao mesmo elegendo-a como padroeira   desta terra. 

    Fundaram-se sesmarias, e Gregório apossou-se de uma delas, para motivar mais o seu amor pela terra, realizando o seu sonho em detrimento ao que tinha alcançado. Cujas terras ficavam no entorno da Serra da Murissituba, partido do riacho de Bananeiras até parte dos tabuleiros. Posteriormente, antes  de falecer doou essas  terras à Padroeira, com documentos escriturados na  Vila de Monte Mor.

    A Capela veio a desaparecer pela ação do  tempo, mas a iniciativa de instituir a Vigem do Livramento como  nossa protetora perdura  sempre, outras capela foram construídas sob a responsabilidade de outros sacerdotes. Até que nos idos de 1800 o Padre José Euphrosino de Maria Ramalho, com ajuda de outros admiradores, proprietários e  o Poder Público, do Bispado de Olinda e  Recife  construíram  a matriz para servir de ponto de adoração e guardar a imagem da Excelsa Padroeira de Bananeiras.

    (Foto: Washington Cirne)

    Manoel Luiz Silva – Escritor (Série Memória)    

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15