Colunista Nelcimar Rodrigues



  • E agora Brasil?

    09/09/2015

     Existem dois fundamentos importantes no Cristianismo, que não podemos perder de vista, principalmente nos tempos atuais:

    1)Amar a Deus sobre todas as coisas

    2)Amar ao teu próximo como a ti mesmo

    Como é difícil praticar esses dois princípios!

    Em tempos de compartilhar tudo em tempo real, de redes sociais de todo o tipo, é inevitável que se esbarre em muito lixo digital e muito conteúdo inapropriado no mundo físico também.

    A falta de respeito entre as pessoas e a intolerância crescem a cada dia, contudo, o Brasil está vivendo uma situação muito perigosa, que pode levar a um caminho de separação e conflito social de proporções incalculáveis.

    No passado costumava se dizer que o indivíduo era da direita ou esquerda. Fazendo alusão à Dom Pedro Casaldáliga, vamos relativizar o que é relativo e absolutizar o que é absoluto! Jesus está sentado à direita de Deus Pai, porém se o vemos de frente, Ele estará a nossa esquerda! Isso é relativo! Os fundamentos do Cristianismo são absolutos! Amar ao teu próximo como a ti mesmo...

    De que lado nós estamos? Direita, esquerda, centro, o que importa? Precisamos estar do lado do bem! Ou será que só tem bandido na “direita”? Ou será que só tem corrupto na “esquerda”?

    O que se espera de um cristão transformador é que ele não compactue com corrupção, com a injustiça, nem tão pouco com o desrespeito ao próximo.

    Não se pode perder o senso de nação, afinal somos todos brasileiros. Brasileiros do Nordeste, do Sul, Sudeste, Centro Oeste e do Norte!

    Um dos grandes perigos que se percebe atualmente é a cultura do ódio entre as regiões do país. Muitos associam os erros de alguém ao fato dele ser de determinada região do país ou por ter vindo de uma determinada classe social. Isso é um erro!

    Dando nome aos bois, não é aceitável achar que os erros que o PT cometeu sejam porque o Lula é nordestino. A Dilma é mineira e o José Dirceu é paulista. Assim como não é possível que a gente ache que o PSDB seja contrário aos pobres apenas porque o Fernando Henrique é carioca.

    Durante as eleições foi trilhado um caminho de colocar o Norte/Nordeste contra o Sul/Sudeste, por quê? Qual objetivo? A quem interessa dividir o país? Não podemos deixar que isso aconteça! Não podemos alimentar isso! Amar ao teu próximo como a ti mesmo...

    Durante o Governo FHC houve vários escândalos. Nada aconteceu. No Governo Lula foi provado a existência do mensalão. Muita gente foi presa. O fato de não ter acontecido nada nos escândalos da era FHC justifica sermos contra as prisões que ocorreram na apuração dos fatos do mensalão? Um erro justifica outro?

    É preciso tomar muito cuidado para não cair nos jogos dos partidos, que querem jogar um país tão bonito, tão maravilhoso como o Brasil, numa guerra entre regiões, entre direita e esquerda, entre ricos e pobres, entre brancos e pretos, etc.

    Os conscientes não estão com raiva do Lula porque ele é nordestino ou veio da classe pobre. O desgaste é porque ele teve a grande chance de revolucionar o país e não fez. O PT, quando era oposição, criticava os outros partidos dizendo que eram corruptos e muita gente que estava na fundação do partido, hoje já não estão mais filiados.

    Inegável são os avanços que ocorreram no Brasil nos últimos 20 anos. A “direita” e “esquerda” contribuíram muito para o desenvolvimento do país. Nós temos uma Constituição que precisa ser respeitada. Nossa democracia ainda é muito nova e precisamos defendê-la. Não com armas como disse o presidente da CUT, mas com racionalidade e com tolerância. Amar ao teu próximo como a ti mesmo...

    Nesse período de 20 anos, podemos ter a certeza, mesmo que por pouco tempo, de que é possível o Brasil ser um país dos nossos sonhos, mais justo, mais equilibrado socialmente, mas não podemos pagar o preço que a corrupção nos cobra por esse desenvolvimento!

    Nós, que somos cristãos transformadores, não podemos deixar que partidos manipulem o nosso senso crítico que tem como base os princípios fundamentais que Jesus Cristo nos ensinou:

    1)Amar a Deus sobre todas as coisas                         

    2)Amar ao teu próximo como a ti mesmo

    Que Deus ilumine os nossos corações, plantando nas nossas cabeças as sementes do discernimento, da cidadania consciente e do senso crítico. 

    Nelcimar Rodrigues dos Santos 

    Siga-me no twitter: @brejocultural