Tecnologia inativa mais de 99% do coronavírus no ar em 1 minuto

30/07/2020
O equipamento elétrico visa ser aplicado na proteção de profissionais da saúde e em locais fechados com grande circulação de pessoas. Crédito da foto: Getty
O equipamento elétrico visa ser aplicado na proteção de profissionais da saúde e em locais fechados com grande circulação de pessoas. Crédito da foto: Getty
Uma nova tecnologia, anunciada nesta terça-feira (28), consegue inativar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus Sars-CoV-2 no ar, segundo a agência de notícias Lusa.

A tecnologia foi criada no âmbito de um projeto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em parceria com a Universidade do Minho e as faculdades de farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra, disse hoje à agência Lusa o coordenador da investigação, João Nunes.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

“Em um minuto, de 16.982 partículas de vírus Sars-CoV-2, numa amostra apenas cinco partículas não foram inativadas, o que deu um resultado de 99,97%. E, ao fim de cinco e 15 minutos, obteve-se uma inatividade total, 100%, e sem qualquer variação no comportamento do vírus”, disse João Nunes.

 

Denominada AT MicroProtect, a tecnologia baseia-se num “conceito novo de ‘física inversa’, que integra um sistema de emissão de comprimentos de ondas, de forma controlada e orientada, muito mais eficiente do que a radiação solar, com o desenvolvimento de algoritmo matemático e físico sobre o comportamento do vírus”, disse.

O equipamento é movido a energia elétrica e visa ser aplicada prioritariamente na proteção dos profissionais do setor da saúde, nos meios de transportes aéreos e terrestres e no interior de edifícios ocupados por um elevado número de pessoas, como aeroportos e centros comerciais ou lares de idosos.

Por Valor — São Paulo




Outras Not?cias