Jovem descobre planta que combate larvas do mosquito transmissor da zika e dengue

07/06/2016
Planta de "San Francisco" (Codiaeum variegatum) Foto: Wikipedia
Planta de "San Francisco" (Codiaeum variegatum) Foto: Wikipedia

Uma solução natural para matar as larvas do mosquito aedes aegypti, que espalha os vírus que causam Zika, chikungunya e a dengue. É o extrato das folhas da planta de San Francisco (Codiaeum variegatum)

A descoberta é de um adolescente das Filipinas. Em sua pesquisa, o jovem constatou que substâncias presentes na planta são um poderoso veneno contra as larvas do mosquito.

O jovem Jerouen Paul Lumabao, de 17 anos, fez a pesquisa no fim do ensino médio, quando se desafiou a encontrar uma saída para a propagação do mosquito em sua cidade, "Davao City". 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter e pelo facebook

Jerouen identificou que muitos inceticidas tem em suas composições extratos de plantas e começou então a fazer testes com espécies comuns em sua comunidade.

A planta de "San Francisco" (Codiaeum variegatum) foi uma das opções de teste do jovem. O experimento deu certo. A planta, bastante comum na região, é utilizada para colorir jardins por toda a cidade.

O jovem pesquisador divulgou seus resultados no último dia 12 de maio na Feira de Ciências Intel e Engenharia, que este ano reuniu mais de 1750 estudantes de 75 países.

Com informações student.societyforscience.org

Bananeiras Online com Yahoo Notícias!




Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas