AO VIVO: NASA libera transmissão do eclipse solar até pelo celular

22/08/2017

Nesta segunda-feira (21) acontecerá o eclipse solar total, quando a Lua ficará posicionada entre a Terra e o Sol, cobrindo-o totalmente. O fenômeno, que é raríssimo, poderá ser visto com facilidade nos Estados Unidos. A situação fica mais complicada para os brasileiros, pois o eclipse poderá ser visualizado somente em alguns estados. Para quem não puder acompanhar o acontecimento há a opção de assistir ao eclipse solar ao vivo pelo aplicativo da NASA para celular.

De acordo com a NASA, cerca de 500 millhões de pessoas poderão observar o eclipse de forma total ou parcial. Quem não estiver nas áreas de abrangência, mas tiver interesse em acompanhar o fenômeno, poderá ver a transmissão ao vivo pelo NASA App. A agência espacial também vai disponibilizar o streaming em suas páginas no Facebook, Twitter, Twitch, Ustream e YouTube. A cobertura começa às 13h, no horário de Brasília. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Na Paraíba - A observação do Eclipse na Paraíba poderá ser feita de qualquer parte do Estado, desde que as condições meteorológicas permitam. Em João Pessoa, o eclipse se iniciará às 16:26h e atingirá 32% de cobertura pouco antes do pôr do Sol. A cidade paraibana com melhor visualização do Eclipse será Mataraca, no litoral norte, onde a Lua deve encobrir 34% do Sol. Abaixo, uma tabela com os percentuais de cobertura do eclipse e horários para algumas cidades paraibanas. 

Leia mais: Eclipse solar pode ser visto de forma parcial na Paraíba nesta segunda

Em João Pessoa, a APA - Associação Paraibana de Astronomia e o NEPA - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB, estarão promovendo uma observação pública no Hotel Globo a partir das 16:30 e é aberto ao público de qualquer idade. Em Taperoá, o Projeto Mistérios do Universo promove a observação no Açude Manoel Marcionilo a partir das 16h. Ambos os eventos são totalmente gratuitos e serão utilizados telescópios e máscaras apropriadas para a visualização do eclipse e ambos os eventos são será totalmente gratuitos. 

O que é eclipse solar?
O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol, cobrindo-o totalmente ou parcialmente. O fenômeno é raro e proporciona alguns momentos de total escuridão durante o dia nos locais em que pode ser visualizado. Nos Estados Unidos, ele poderá ser visto de Leste a Oeste, em uma faixa que se estende por 14 estados norte-americanos. O início no Oregon será às 13h05 (horário de Brasília).

Apesar de ter duração de quase três horas, o eclipse total será visível por apenas dois minutos e 40 segundos. Nos demais lugares, incluindo o Brasil, a visualização do fenômeno será de forma parcial. Por aqui, moradores das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar o fenômeno. A cidade de Macapá é considerada o melhor local para observar o eclipse. Moradores de lugares localizados mais ao Sul, como Rio de Janeiro e São Paulo, não poderão visualizar o evento.

 




Outras Not?cias