Secretaria de Saúde em CG apura irregularidades na FAP

09/07/2019

A Secretaria de Saúde de Campina Grande determinou a abertura de Sindicância para apurar irregularidades no pagamento das Autorizações para Internações Hospitalares (AIHs), no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), instituição que atende pacientes acometidos por câncer. A decisão foi publicada no Semanário Oficial do órgão.

As denúncias, realizadas por médicos cirurgiões do hospital, sobre irregularidades entre procedimentos solicitados na AIH e acerca de valores pagos na FAP, envolvendo o Setor de Auditoria, ligado à Gerência de Regulação e Serviços de Auditoria em Saúde e a Diretoria de Planejamento e Regulação. Segundo os profissionais, os códigos dessas autorizações teriam sido fraudados para que os valores a serem recebidos fossem menores.

A secretária estabeleceu o prazo de 30 dias para que a sindicância conclua a apuração, o prazo é renovável pelo mesmo período, a contar do dia 3 de julho, data da publicação. Os médicos estão com as atividades paralisadas após realizarem as denúncias, no início de julho.

“A secretaria abriu sindicância e enviou ofício da FAP para análise da Procuradoria do Município, mas não recebemos cópia do documento da abertura. Entrei em contato com a procuradoria para acelerar a questão da nossa volta, para saber como tudo estava. Há questão de urgência lá dentro do hospital, tem pessoas que precisam do atendimento. Os médicos estão parados esperando o posicionamento da prefeitura ou da FAP, não nos informaram se a situação que foi compromissada na sexta foi cumprida”, disse Rodrigo Clementino, um dos médicos cirurgiões ligados à paralisação.

A Secretaria de Saúde já havia dito na quinta-feira (4) que iria consultar a Procuradoria Jurídica para alterar o fluxo da auditora dos pagamentos de procedimentos médicos do hospital, seguindo o que é determinado pelo Ministério da Saúde. A Secretária de Saúde também afirmou que realizará o pagamento dos possíveis valores devidos aos médicos, caso haja a conclusão de que há dívidas com eles.

Mayara Oliveira 





Outras Not?cias