Governo da PB não recomenda medicamento para tratamento de Covid-19

28/05/2020
Novo protocolo do Governo da PB não recomenda uso de medicamento para casos de Covid-19 — Foto: Agência Pará
Novo protocolo do Governo da PB não recomenda uso de medicamento para casos de Covid-19 — Foto: Agência Pará

Um novo protocolo sobre o tratamento de pacientes com Covid-19 pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba não recomenda o uso de hidroxicloroquina para pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus. O documento do Centro Estadual de Disseminação de Evidências em Saúde do Covid-19 (Cedes) foi divulgado nesta quarta-feira (27).

Segundo Daniel Beltrammi, secretário-executivo da Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, a recomendação é para que a hidroxicloroquina não seja usada em nenhum caso da doença, porém os médicos têm o direito de prescrever qualquer medicamento, assumindo totalmente a responsabilidade por receitar a medicação.

De acordo com o protocolo, "as evidências inicialmente promovidas pelos estudos chineses são bastante frágeis, sendo superadas com novos estudos recentemente publicados, com metodologia adequada, em seres humanos. Também não se pode deixar de evidenciar que além da ausência de benefícios do uso da cloroquina/hidroxicloroquina o seu uso esteve relacionado a maior mortalidade e maior incidência de efeitos colaterais em vários trabalhos previamente citados".

 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Mas não há comprovação científica de que esse remédio seja capaz de curar a Covid-19. Estudos internacionais não encontraram eficácia no medicamento, e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda a utilização. O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. No intervalo de menos de um mês, os dois deixaram o governo.

Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu nesta segunda-feira (25) o uso da hidroxicloroquina em pesquisas que ela coordenava com cientistas de 100 países. A suspensão temporária foi tomada até que a segurança da droga seja reavaliada, já que estudos recentes mostraram que ela não é eficaz contra a Covid-19 e pode aumentar a taxa de mortalidade.

A Secretaria de Saúde da Paraíba também não adotou a última mudança no protocolo do Ministério da Saúde, que recomenda o medicamento para tratamento de casos leves a graves de Covid-19.

Já a prefeitura de Campina Grande, que adotou protocolo com uso do medicamento em pacientes no início dos sintomas da Covid-19, informou que não suspenderá o uso da substância e que deve seguir o que for definido pelo Ministério da Saúde.

prefeitura de São Mamede, que disponibiliza kits de medicamentos para tratamento da doença, disse que continuará a ofertar para população os remédios que forem prescritos pelos médicos. O município não tem um protocolo específico para o tratamento da doença.

‘Kit Covid-19‘ foi entregue a oito pacientes no primeiro dia de distribuição pela Prefeitura de São Mamede — Foto: Divulgação/Umberto Jefferson

‘Kit Covid-19‘ foi entregue a oito pacientes no primeiro dia de distribuição pela Prefeitura de São Mamede — Foto: Divulgação/Umberto Jefferson

G1PB



Outras Not?cias