Estado anuncia benefícios para quilombolas e indígenas do Conde

16/07/2017

A ampliação do Cartão Alimentação e do Abono Natalino e a compra de produtos cultivados por esses trabalhadores foram anunciados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) para beneficiar comunidades quilombolas e indígenas no distrito de Mituaçu, município do Conde.

O anúncio foi feito pela secretária Cida Ramos, que lembrou o foco da gestão nessas comunidade trabalhadoras: “Temos levado inclusão produtiva, como a implantação de equipamentos importantes como as cozinhas comunitárias. Sei que aqui é uma área onde pequenos produtores cultivam batata doce, inhame, o tomate, e não têm como comercializar. Trazendo o Programa de Aquisição de Alimentos, esses agricultores poderão vender seus produtos. E reafirmo que só vale a pena ser gestor se for para melhorar a vida das pessoas”, disse. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

As declarações da secretária ocorreram na entrega de filtros cerâmicos do Programa Viva Água a cerca de 300 famílias das comunidades entrega-dos-filtros-(41)quilombolas (Gurugi I, II e Ipiranga) e duas comunidades indígenas tabajaras (Barra de Gramame e Mata de Chica). Essas famílias vivem da pesca artesanal do camarão e da agricultura familiar.

Em mais quatro cidades – Já ultrapassa 25 mil o número filtros cerâmicos distribuídos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), através do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dentro do Programa do Governo do Estado Viva Água, que tem por objetivo assegurar a saúde da população das comunidades quilombolas e Rurais que não têm a acesso à água potável.

Na próxima semana a equipe da SEDH estará nas cidades de Manaíra, São José de Princesa, Gurjão e São José dos Cordeiros, no Sertão, onde deverão ser entregues mais 1.400 filtros cerâmicos para famílias cadastradas no Programa Bolsa Família.

O Programa Viva Água, criado pelo Governo da Paraíba e desenvolvido pela SEDH, foi iniciando em 2016 no Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, e visa distribuir cerca de 10 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios na área da seca. Este ano já foram entregues mais de quatro mil filtros, de uma meta de 9.400. 

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias