Bolsonaro anuncia Centro de Testes para Dessalinização de água em Campina Grande

05/04/2019

O presidente Jair Bolsonaro utilizou seu Twitter nesta quinta-feira (04) para divulgar a inauguração do Centro de Testes para Dessalinização de água (CTTD) em Campina Grande. No entanto, ele não deu informações sobre quando será inaugurado o espaço ou quando começam as operações.

Bolsonaro ainda parabenizou o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, pela instalação do Centro de Testes. De acordo com a postagem, a intenção da presidência é evoluir para outros no Nordeste.

A proposta de implantar laboratório de dessalinização de água no Nordeste foi uma das propostas de campanha de Bolsonaro. Ainda no mês de janeiro, Marcos Pontes foi até Israel para avaliar as tecnologias que são utilizadas lá para o tratamento de água e quais poderiam ser trazidas para o Brasil.

Ainda quando estava em Israel, Marcos Pontes revelou que “o Insa (Instituto Nacional do Semiárido) irá coordenar o Centro instalado em Campina Grande (PB) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)”. Pela proposta apresentada pelo Governo Federal serão medidos os níveis de gasto com energia, custo de manutenção e a vazão de água dentre outros critérios técnicos de cada técnica selecionada no cadastro. O ministro faz um apelo para que as empresas e pesquisadores que trabalhem com dessalinização no Brasil cadastrem as propostas para que o MCTIC tenha acesso a um mapa completo das tecnologias existentes no país.

Quando o Centro de Testes determinar quais os procedimentos mais apropriados à realidade do Semiárido brasileiro para dessalinização da água, os projetos técnicos serão transferidos para o Ministério da Integração Nacional, responsável por implantar em larga escala na região semiárida as tecnologias testadas.

clickpb



Outras Not?cias