Homem flagrado com 33 aves e um tatu-bola em cativeiro após denúncia é preso em Cabedelo

21/09/2017

 Uma operação do Batalhão Ambiental (BPAmp) apreendeu 33 pássaros e um tatu-bola nesta quarta-feira (20) no bairro de Intermares, em Cabedelo. A polícia tomou conhecimento do caso através de uma denúncia anônima de que um homem estava criando os animais irregularmente.

O acusado foi preso em flagrante e deve responder por crime ambiental. Segundo informações da polícia, ele foi incurso no artigo 29 da lei 9.605/98, que tem pena de seis meses a um ano de detenção, e ainda recebeu uma multa no valor de R$ 17 mil, ou seja, 500 reais por cada animal que estava em posse do suspeito, conforme o artigo 24 do Decreto Federal 6.514/08, que prevê as sanções administrativas em caso de crime ambiental.

O major Lucas, comandante do Batalhão Ambiental, explicou que as aves, sendo 29 canários da terra, 2 papa-capins, 1 chorão e 1 galo de campina, estavam em um viveiro existente no quintal da casa de Edvaldo Guilherme dos Santos, de 34 anos. Ao ser interrogado, ele afirmou que está desempregado e não tinha licença ambiental para a posse dos animais.

As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde serão avaliadas para possível reinserção em seu habitat natural, já o tatu será enterrado em local adequado.

Major Lucas, destacou a importância da participação da população no combate aos crimes ambientais por meio de denúncias, mesmo que sejam feitas anonimamente para o telefone 190, ou para o Batalhão Ambiental por meio do número 3218.7222.

ClickPB




Outras Not?cias