Idoso de Pirpirituba faz sucesso com artesanato e ganha o Brasil e o mundo

21/05/2019

Foi depois dos sessenta anos de idade que seu Antônio Trajano, conhecido popularmente por “Antônio do Som”, resolveu fazer artesanatos variados com matéria-prima da região do Agreste e Brejo paraibano. Sua arte tem alcançado todo o território nacional e, até mesmo, fora do país. Uma série de reportagens já foi feita mostrando seu trabalho, bem como dezenas de exposições em feiras de artesanatos e agricultura familiar, feiras livres dos municípios vizinhos e grande sucesso nas redes sociais. Seus primeiros artesanatos começaram a ganhar as ruas de Pirpirituba no ano de 2006. 
 
Ao lado da sua companheira inseparável, Terezinha Oliveira, com quem está casado há quarenta e quatro anos, produz sua arte no seu pequeno ateliê, nos fundos da sua residência, na conhecida Rua da “Beleza”, em Pirpirituba, no Brejo da Paraíba. Madeiras, coco, bambu, cabaças, folhas de bananeiras, palhas de coco, cipó e materiais recicláveis diversos, são os instrumentos de trabalho do mestre Antônio Trajano. As características rústicas, regionais e locais, religiosas, culturais e populares são as marcas dos seus artesanatos, confeccionados com amor, dedicação e detalhes minuciosos, alcançando a perfeição e alegria do público, que adquire seus produtos diariamente.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube
 
 
O Artesão Antônio Trajano já fazia arte com as mãos na construção civil, na qual atuou durante cinquenta anos. Agora tem se dedicado todos os dias à sua arte popular, levando alegria e cultura por onde passa ao lado da sua querida esposa, Terezinha Oliveira. Tem levado o nome da Paraíba por todo o Brasil. Gente de várias regiões do país, turistas da Itália, Portugal e Estados Unidos também já adquiriram seus produtos. “Ele atenta para os mínimos de detalhes”, comentou uma turista paulista. Um turista italiano que estava visitando familiares, diz ter ficado impressionado com a sabedoria dele e criação singular dos seus artesanatos.
 
Autodidata, defensor da cultura popular, orgulho paraibano e pirpiritubense respeitado, seu Antônio encara o dom de artesão como parte intrínseca da sua vida, algo que lhe traz prazer e saúde em todos os sentidos. Para ele, o artesanato está enraizado na sua alma. Recentemente foi lançado um livro, intitulado: Casal que é história paraibana, que trata justamente da história do casal e sua experiência com a arte.
 
O artesanato do mestre Antônio Trajano representa sabedoria popular, arte, cultura, tradição, história, ludicidade e compromisso histórico com as raízes interioranas e, acima de tudo, nordestina. Brinquedos são feitos como casas, panelas, cavalos e bonecos afins para alegria da garotada. Artesanatos de primeira qualidade, com preços acessíveis, que retratam uma origem, um povo, uma cultura, as cores do interior e energia da sua gente guerreira. Parabéns a este casal que é sem dúvida, história paraibana e orgulho pirpiritubense.
 
Encomendas podem ser feitas na sua própria residência ou pelos telefones: (83) 9 8617 3644 ou (83) 9 8694 1473.

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias