Homicídios caem 35% no Carnaval da Paraíba em 2019, aponta Seds

08/03/2019

 A Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) informou nesta quinta-feira (7), ao término da Operação Carnaval, que o número de mortes durante os festejos caiu 35% na Paraíba em 2019. Foram 11 mortes violentas letais intencionais entre a sexta-feira (1º) e a terça-feira (5), seis a menos que nos cinco dias de Carnaval do ano passado, quando foram notificados 16 assassinatos.

Se for considerado o número desde de 2016, conforme balanço divulgado pela Seds, a queda é de quase 58% no período carnavalesco. Apesar da queda, umas da áreas monitoradas pelas Polícias Civil e Militar, a 3ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp) que fica no Sertão paraibano, registrou aumento de um morte em relação ao Carnaval passado.

Ainda de acordo com a Seds, foram realizadas 270 prisões e apreensões no Carnaval 2019 na Paraíba. A maior parte das pessoas conduzidas às delegacias foram pelo crime de violência doméstica, cerca de 15% do total de prisões e apreensões ou 40 casos dos 270 registrados. Lesão corporal (28), desordem (23) e tráfico de drogas (22) completam a lista.

Por se tratar do primeiro Carnaval em que a lei de importunação sexual estava em vigor a Seds realizou uma campanha preventiva intitulada “Meu Corpo Não é Sua Folia”. Neste período foram realizados 47 atendimentos às mulheres em situação de violência.

 

Por fim, o Corpo de Bombeiros informou que foi registrado uma morte por afogamento nas festas carnavalescas do estado. Foram realizados 23 resgates aquáticos, 12 localizações de crianças perdidas e efetuados 32 procedimentos de primeiros socorros no Carnaval 2019 na Paraíba.


G1




Outras Not?cias