Em Bananeiras, vereador pede instalação de usinas eólicas para o Brejo

17/05/2018

O vereador Ramom Moreira (DEM) solicitou, na sessão da Câmara de Bananeiras, no último dia (03), que os órgãos responsáveis promovessem os trâmites necessários para a instalação de usinas eólicas no Brejo paraibano, em especial no município de Bananeiras.

O vereador baseou-se numa reportagem do jornal Correio da Paraíba (22/04/2018), que destacou estudo do Ministério das Minas e Energia, onde faz menção de várias cidades do Brejo, a exemplo de Bananeiras, Solânea, Serraria, Casserengue, Remígio, Arara, Areia e Dona Inês, as quais possuem capacidades de geração de energia elétrica a partir das forças dos ventos. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Ramom Moreira apontou que, segundo o estudo do Ministério, a região do Brejo possui ventos de 7,5 metros por segundo e uma capacidade de geração de energia elétrica de 1.475 megawatts, sendo a segunda região do Estado com maior capacidade de geração de energia. Ramom frisou “que a região paraibana do Seridó Ocidental, no entorno do município de Santa Luzia, mesmo com capacidade de geração de energia inferior à nossa, estará recebendo investimentos financeiros importantes, que somam quase 2 bilhões de reais, segundo o jornal Correio da Paraíba. É de nos perguntarmos: se temos condições mais favoráveis, por que esses investimentos não chegam às nossas cidades?", indagou o parlamentar.

De acordo com o vereador, já foi encaminhado ofícios ao Ministério das Minas de Energia e a ANEEL, para obter informações acerca dos procedimentos necessários, para a geração de energia elétrica a partir dos ventos na região. “Isso é importante para as nossas cidades, que carecem de investimentos privados, que gerem emprego e renda à nossa população, produzindo riquezas e trazendo melhores condições de vida aos habitantes da nossa região”, afirmou.

Ramom lembrou que “a Universidade Federal do Brejo Paraibano, assunto tratado na Câmara de Bananeiras, já possui uma comissão da UFPB debatendo o tema e um Projeto de Lei em tramitação na Câmara Federal, em Brasília. Espero que a geração de energia elétrica, a partir da força dos ventos, também se torne realidade em nossa região. É para isso que estamos trabalhando!” Destacou.

O vereador Ramom Moreira está em seu segundo mandato parlamentar, na Câmara de Bananeiras, e já conseguiu promover o licenciamento ambiental simplificado para os piscicultores, a triagem neonatal (testes da linguinha, ouvido, olhinho e coração aos recém-nascidos), Bolsa Universitária, além de outras iniciativas. 

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias