Com conceito sustentável, projeto da PB transforma terrenos baldios em praças

09/07/2018
Moradores de Bayeux auxiliam no projeto "Nosso Jardim", com doações e ajudando no trabalho de construção (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal)
Moradores de Bayeux auxiliam no projeto "Nosso Jardim", com doações e ajudando no trabalho de construção (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal)

Observar locais de acúmulo de lixo na cidade, fazer a limpeza e utilizar materiais reciclados para transformar esses espaços em ambientes decorativos, de convivência ou lazer. Esse é o objetivo do projeto "Nosso Jardim", realizado por um grupo de moradores do município de Bayeux, na Grande João Pessoa.

A iniciativa surgiu em 2014 e já conta com 19 jardins sustentáveis distribuídos por oito bairros do município, de acordo com Welton Cardoso, idealizador do projeto.

 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

“A ideia surgiu a partir do incômodo de ver tanto lixo tomando conta da cidade que moro. Então, como gestor ambiental, busquei criar algo que pudesse acabar com os pontos de lixo e ainda despertar a consciência de sustentabilidade nas pessoas”, relatou.

Inicialmente o projeto tinha apenas o apoio de familiares e amigos de Welton, entretanto essa realidade vem sendo modificada. “Muitos desacreditavam, mas hoje eles estão vendo a mudança e apoiam muito nosso projeto", disse. 

O especialista em arquitetura urbana e morador de Bayeux, Williano Rodrigues, contribuiu para a criação do projeto. Por meio de projetos gráficos em terceira dimensão, ele auxilia no levantamento das áreas de implantação e na construção dos jardins.

 

(Im)plantando o jardim

 

Williano Rodrigues contou que o processo de implantação se inicia muito antes da montagem da estrutura no local, para que a ação resulte em algo harmonioso. “Em princípio eu vou no local em que vai ser implantado o jardim, tiro as medidas e começo a fazer a parte gráfica. Porque o jardim não é aleatório, ele tem uma lógica na parte de cores”, disse.

Dentre os materiais utilizados estão pneus velhos, tintas, pincéis, solventes e adubo. “Peço doações nas borracharias dos pneus, pedimos as tintas e as plantas aos comerciantes próximos e à própria comunidade. Aí esperamos a empresa retirar todo o lixo e implantamos, mas muitas vezes nós mesmos precisamos fazer a limpeza dos locais”, declarou Welton Cardoso. 


O projeto é aplicado em terrenos públicos que não estão sendo utilizados. A mais recente conquista do grupo foi o início da construção da chamada “praça sustentável”. "Vamos pedir doações para terminar essa calçada para o pessoal começar a caminhar ao redor da praça", explicou Welton.

 
"Praça sustentável" está sendo feita com a ajuda da Prefeitura de Bayeux e por meio de doações da população (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal) "Praça sustentável" está sendo feita com a ajuda da Prefeitura de Bayeux e por meio de doações da população (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal)"Praça sustentável" está sendo feita com a ajuda da Prefeitura de Bayeux e por meio de doações da população (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal)

Na perspectiva de Williano, o “Nosso Jardim” ainda está evoluindo no conceito de sustentabilidade e os próximos passos incluem a implantação de uma “Arena Sustentável", um local voltado para a recreação e a prática de esportes.

“São os campos de futebol e de volêi de areia para as crianças poderem praticar o esporte. Nessa praça sustentável que a gente fez [no projeto gráfico], colocamos playground, quadra, um jardim sustentável dentro da praça. A ideia é a gente implantar em todo município, em cada bairro, uma praça sustentável”, destacou.

 

‘O lixo é uma questão de saúde pública‘

 

Welton Cardoso sonha alto e pensa em levar a iniciativa para outros estados, contudo, ele ressaltou que esse não é o principal objetivo. “O lixo urbano é um problema muito sério. Adotar atitudes sustentáveis é a única forma de cuidarmos do nosso mundo. E esse é um dos intuitos do projeto, despertar a conscientização nas pessoas de que não é responsabilidade só de nossos governantes, mas principalmente nossa”, disse. 


Além disso, Williano destacou que a coleta do lixo nas residências deve ser estendia, pois assim, gastos públicos poderiam ser minimizados. "O lixo é uma questão de saúde pública, gera diversos tipos de doenças, causadas pelo acúmulo de lixo e animais peçonhentos", comentou.

 
Projeto "Nosso Jardim" também decora alguns locais de Bayeux antes tomados por lixo (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal) Projeto "Nosso Jardim" também decora alguns locais de Bayeux antes tomados por lixo (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal)Projeto "Nosso Jardim" também decora alguns locais de Bayeux antes tomados por lixo (Foto: Welton Cardoso/Arquivo pessoal)

Para ele, ainda é preciso que um extenso trabalho de educação ambiental seja feito com a população, uma vez que, segundo ele, quando um local que acumulava lixo é limpo, as pessoas buscam outro ponto para realizar o despejo.

“Que o poder público tenha mais eficiência no seu trabalho, no seu serviço, que futuramente não acumule mais lixo e que não seja mais necessário a gente fazer esse trabalho de limpeza”, afirmou. 


Por G1PB




Outras Not?cias