CBTU tira trem de João Pessoa para implantar VLT em Brasília

05/11/2018

O serviço de trens urbanos em João Pessoa sofrerá a perda de um veículo, de acordo com informações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) através de nota divulgada nesta segunda-feira (05). O veículo que opera em João Pessoa será levado para Brasília, onde deve ser instalada uma nova linha de VLT, conectando a cidade de Valparaíso, em Goiás, até a estação rodoferroviária, na capital.

Atualmente existem cinco trens urbanos operando em João Pessoa. Com a retirada de um veículo, a cidade vai passar a contar com apenas quatro, sendo que dois deles estão em funcionamento enquanto os outros dois ficam em manutenção.

Com a diminuição da frota, o serviço de transporte fica prejudicado na capital do estado, já que caso aconteça qualquer eventualidade, a operação de trens deve parar. Também existe a possibilidade de os antigos trens precisarem voltar a operar, caso haja necessidade.

A nota da CBTU informa ainda que a cidade de João Pessoa deverá receber cinco novos trens que já teriam sido encomendados pela Companhia. No entanto, não existem informações sobre as datas em que o trem deve ser levado de João Pessoa nem quando os novos trens devem chegar.

De acordo com Conrado Portella, da gerência técnica da Comunicação Institucional da CBTU, este tipo de remanejamento “é uma questão operacional que já é feita pela CBTU. Por mais que seja efetivada, a gente conta para que não tenha nenhum tipo de déficit”.

Veja a nota da CBTU na íntegra:

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos vai dar início a uma nova operação de transporte de passageiros no país. Brasília deverá ganhar ainda este ano uma linha de VLT de 45km, conectando a cidade de Valparaíso, em Goiás, até a estação rodoferroviária, na capital. A medida, que atende determinação do Ministério das Cidades, potencializa a capacidade de mobilidade e integração modal na região.

Durante os primeiros seis meses, o sistema funcionará em caráter experimental, utilizando dois trens. As composições serão transferidas de Natal e João Pessoa, onde a CBTU também responde pela operação ferroviária urbana. Os dois municípios estão prestes a receber cinco novos trens, cada, já encomendados pela Companhia.

A nova linha tem como base trilhos já utilizados por trens de carga, e que agora atenderão à população local. Após o final do período experimental, o trecho deverá receber trens do atual sistema de VLT de Fortaleza, compatíveis com a ferrovia brasiliense.

ClickPB



Outras Not?cias

Vídeos Destaques

Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba

Emocionante! Mendigo dá exemplo de amor ao próximo

Em Bananeiras: touro invade campo e provoca correria em jogo do Paraibano Sub-15

Mais Lidas