Ambulantes protestam e queimam pneus no Mercado da Torre, em João Pessoa

16/07/2017

 Uma operação realizada neste sábado (15) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de João Pessoa (Sedurb) para retirar comerciantes instalados nas calçadas laterais do Mercado Público do Bairro da Torre, na Capital, terminou em protesto. Os ambulantes que ocupavam o local de forma irregular queimaram pneus e fecharam a rua impedindo o tráfego de veículos. 

A ação foi comandada pela Secretaria Municipal, logo após o recebimento de denúncias dos próprios comerciantes do mercado alegando que as calçadas estavam ocupadas pelos ambulantes. O comerciante Genário Mesquita da Silva tem um box no local e trabalha no mercado há mais de 40 anos. Ele reclamou a presença irregular de ambulantes e explicou que atrapalha a venda de quem tem estabelecimento. "Nós pagamos impostos e eles não. Isso impede que a gente ganhe nosso dinheiro", disse.

Já os ambulantes criticaram a prefeitura por não facilitarem o acesso deles para que possam atuar dentro do mercado. "Há vários boxes vazios, sem ser ocupados, mas a prefeitura não está facilitando para que a gente possa ocupar um espaço", afirmou Josinete Bento de Lima, que teve que retirar a mercadoria da calçada.

No momento da retirada, o clima ficou tenso e os comerciantes se revoltaram com a ação e interditaram a rua colocando fogo. Agentes da Sedurb que estavam no local explicaram que os comerciantes também estavam impedindo a passagem de pedestres na rua.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) informou À TV Correio que os ambulantes não foram removidos e que a alteração se tratou de um “reordenamento” para desobstruir passeios públicos.

Segundo à Sedurb, os ambulantes ou comerciantes que não sejam cadastrados, devem procurar a Secretaria para fazer o cadastramento necessário. Mais informações podem ser obtidas na Sedurb, no Centro Administrativo, em Água Fria, ou pelo telefone 3218-9000.


Jornal Correio da Paraíba




Outras Not?cias