Tempestade Harvey varre o Texas e promete inundação histórica nos EUA

28/08/2017
Bombeiro procura sobreviventes em um condomínio de Rockport, no Texas. (Jabin Botsford/The Washington Post)
Bombeiro procura sobreviventes em um condomínio de Rockport, no Texas. (Jabin Botsford/The Washington Post)

O furacão Harvey, de categoria 4, chegou aos Estados Unidos na noite de sexta-feira sendo considerado por especialistas o mais feroz em uma década. No sábado (26), no entanto, perdeu força e passou a ser considerado uma tempestade tropical. Ainda assim, o estrago é grande e Harvey promete causar inundações históricas no Texas. Pelo menos cinco pessoas foram relatadas mortas como resultado da tempestade, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional e há quase uma quinzena de feridos. As cidades de Corpus Christi, Houston e Rockport, no Texas, foram as mais atingidas até o momento. 

Houston, quarta maior cidade dos EUA, com 2 milhões de habitantes, recebeu cinco helicópteros da Guarda Costeira e está esperando cerca de 40 barcos adicionais para encontrar aqueles que precisam de ajuda, disse o prefeito Sylvester Turner em entrevista coletiva, neste domingo (27). 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Ás 7 horas da manhã deste domingo (27), o Serviço Meteorológico Nacional registrou 27 centímetros de chuva em Houston, com 3 a 7 polegadas acima do esperado. Há alertas de inundações instantâneas e tornados para uma grande área do estado do Texas, e também são esperadas grandes ondas ao longa da costa. O Aeroporto William H. Hobby está fechado.

Enquanto luta para abrir abrigos em todo o Texas, o centro de comando da Cruz Vermelha em Houston está “isolado fisicamente” em razão das inundações, disse Paul Carden, diretor distrital das atividades da Cruz Vermelha no sul do Texas, que inclui Corpus Christi.

A orientação é que as pessoas sigam para os telhados e usem lençóis e toalhas para acenar às equipes de resgate. Deixar o local onde estão agora pode ser ainda mais perigoso em razão das estradas inundadas. 

Gazeta do Povo com informações do Estadão Conteúdo e do The Washington Post




Outras Not?cias