Lançamento de míssil da Coreia do Norte fracassa

16/04/2017

 O lançamento de um míssil pela Coreia do Norte neste domingo (horário local) fracassou, informaram fontes militares sul-coreanas e americanas. O regime de Kim Jong-un ainda não se pronunciou sobre o teste.

“A Coreia do Norte tentou testar um tipo não identificado de míssil da área de Sinpo nesta manhã, mas suspeitamos que o lançamento fracassou”, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. As Forças Armadas dos Estados Unidos também detectaram o lançamento na costa leste da Coreia do Norte e afirmaram que o míssil explodiu “quase imediatamente” após ter sido disparado.

O teste fracassado acontece em um momento de grande tensão na região. Depois de disparos de mísseis pelo governo norte-coreano, o presidente americano Donald Trump enviou o porta-aviões USS Carl Vinson para a costa da Península Coreana. Kim Jong-un respondeu à manobra dos EUA com novas provocações e afirmou que o país está “preparado para a guerra”.

O governo americano divulgou uma nota sucinta sobre o teste. “O presidente e sua equipe militar estão cientes do lançamento de mísseis mais recente da Coreia do Norte sem sucesso”, disse o secretário de Defesa, Jim Mattis, em um comunicado. “O presidente não tem mais comentários.”

Parada militar

Em uma parada militar realizada no sábado para celebrar o aniversário de nascimento do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, o regime de Pyongyang exibiu novos mísseis que ainda não haviam sido mostrados em público. Especialistas se surpreenderam com o armamento, mas lembraram que a Coreia do Norte já exibiu projéteis falsos como se fossem verdadeiros em seus desfiles.

veja.com




Outras Not?cias