Iraque começa operação para libertar parte ocidental de Mossul

19/02/2017
Cerca de 30 mil pessoas já voltaram para as áreas libertadas (REUTERS/Khalid al Mousily)
Cerca de 30 mil pessoas já voltaram para as áreas libertadas (REUTERS/Khalid al Mousily)

Hiader al-Abadi, premiê iraquiano, anunciou começo da operação militar para libertar a parte ocidental de Mossul do grupo terrorista Daesh, proibido na Rússia. A notícia foi divulgada pela assessoria de imprensa do ministro iraquiano. 

A parte ocidental de Mossul continua sendo controlada pelos extremistas. Já os militares iraquianos mantêm a área cercada já há quase três meses. 

"Primeiro-ministro anunciou começo da operação de libertação da parte ocidental de Mossul", a agência AFP cita comunicado do premiê iraquiano. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

Anteriormente, Reuters informou que a Força Aérea do Iraque lançou milhares de panfletos avisando sobre futura ofensiva de libertação desta parte da cidade das mãos do Daesh.

A parte oriental de Mossul foi completamente libertada no decurso da operação conjunta dos militares iraquianos e da coalizão chefiada pelos EUA, iniciada em outubro de 2016. Cerca de 30 mil pessoas já voltaram para as áreas libertadas.

 

Mossul ocidental abrange o centro histórico — onde ficam mercados velhos, grande mesquita e a maioria dos prédios administrativos. Militares consideram que o combate nesta região vá ser o mais difícil, pois as ruas estreitas dificultam a passagem de tanques e veículos blindados. (SputnikBrasil) 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO




Outras Not?cias