Na PB, 235 mil títulos eleitorais podem ser cancelados, diz TRE

10/11/2017

Aproximadamente 235 mil eleitores na Paraíba podem ter o título de eleitor cancelado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) informou na quarta-feira (8). O motivo é a não realização do cadastramento biométrico, cujo prazo final se encerra no dia 30 de novembro, para 102 municípios paraibanos – daqui a 15 dias úteis.

O percentual de eleitorado atingido pelo recadastramento é de 77,3% (796 mil eleitores) do total de 1.030.201 eleitores.

Após a conclusão desta etapa, a Paraíba terá 100% de seu eleitorado identificado através de biometria, pois os atualmente em revisão somam-se aos municípios que passaram pelo mesmo processo de 2010 a 2016. Nas eleições gerais de 2018, todos os eleitores da Paraíba serão identificados na urna eletrônica por meio da impressão digital, no momento da votação.

Como fazer o recadastramento biométrico

O cadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: comprovante de domicílio original do município respectivo; documento de identificação oficial original; certificado de apresentação ao serviço militar (para os homens de 18 anos ou que completam até o fim de 2017 e que forem tirar o título pela primeira vez); e título de eleitor, se houver.

O prazo final para o cadastramento de eleitores com coleta de dados biométricos vai até o dia 30 de novembro. Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está realizando reuniões coordenadas por Juízes Membros da Corte Eleitoral e Juízes Zonais com prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, representantes da sociedade organizada e a imprensa para impulsionar o cadastramento biométrico nos municípios que apresentam baixo índice de comparecimento.

G1




Outras Not?cias