Empresa nega fraudes em programa investigado pela Operação Titânio da PF na Paraíba

12/11/2017

 A empresa Sarkis Implantes, que realiza serviços de implantes dentários do Programa Brasil Sorridente em municípios da Paraíba, divulgou nesta sexta-feira (10) nota negando as fraudes apontadas pela Polícia Federal, que comandou uma operação na última terça-feira (7) na região de Sumé, para apurar irregularidades na contratação e execução de serviços do programa, bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Operação foi batizada de Titânio.

Segundo a empresa, o atendimento não está restrito ao município de Sumé. "Os dados divulgados referentes aos recursos superiores a R$ 9 milhões disponibilizados pelo SUS no período de março/2015 a julho/2017 correspondem à realização de 21.718 implantes dentários e 13.497 próteses sobre implantes em TODO O ESTADO DA PARAÍBA e não somente do município de Sumé", afirmou a empresa, em nota divulgada nesta sexta-feira, "em respeito a verdade dos fatos e tendo claro que informações equivocadas sobre o programa Brasil Sorridente foram amplamente divulgadas sem que a parte atacada fosse ouvida", afirma. 

 

 

 

 

Ainda de acordo com a empresa: "Neste período de 28 meses foram realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sumé 12.170 implantes e 8.902 próteses sobre implantes, atendendo um total de 3.123 pacientes de 18 municípios do Cariri Ocidental, deste quantitativo, são moradores da cidade de Sumé 662 pacientes o que representa 2.515 implantes e 1.811 próteses sobre implantes".

 
A Sarkis Implantes informou que os prontuários completos de todos os pacientes atendidos pelo programa no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sumé foram entregues à PF como prova da realização dos procedimentos, assim como todos os documentos administrativos e financeiros solicitados. "A contratação dos serviços da Sarkis Implantes foi realizada através de licitações, em conformidade com o que preconiza a Lei n° 8.666/1993", afirmou. 

Segundo a empresa, os atendimentos continuam normalmente para os pacientes em tratamento. "A Sarkis Implantes está certa de que a operação chegará à conclusão de que não houve o cometimento de nenhuma irregularidade e que o programa continuará com o objetivo que sempre teve: trazer um atendimento de qualidade pelo SUS a todos que tem direito e necessitam, sempre dentro das leis exigidas", declarou.

Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados, sendo oito de busca e apreensão e seis de condução coercitiva. Todas as ordens judiciais foram expedidas pela 11ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Monteiro/PB.

O Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) também participaram da operação. O inquérito, na ocasião da deflagração da operação, estava em segredo de Justiça. 

O Programa Brasil Sorridente, que é do Governo Federal, visa a atenção à saúde bucal em todo o Brasil. Através do programa, objetiva-se garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. De acordo com informações do Governo Federal, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS).

ClickPB




Outras Not?cias