Programa Fábrica de Gênios será promovido nas escolas municipais de Bananeiras

16/08/2017
Programa consiste em oficinas de xadrez voltadas para o ensino básico
Programa consiste em oficinas de xadrez voltadas para o ensino básico

A Prefeitura de Bananeiras, através da Secretaria de Educação, lançará nesta quinta-feira (17), às 10h na EMEF Emília de Oliveira Neves, o Programa Fábrica de Gênius, que contemplará cerca de 80 alunos das três escolas, que inclui ainda, João Paulo II e Miguel Filgueiras. O Programa consiste em oficinas de Xadrez voltadas para o ensino básico, os alunos participarão das atividades que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

A intenção da Secretaria de Educação ao implantar o jogo de xadrez nas escolas é a de desenvolver habilidades, tais como a memorização e o raciocínio lógico-dedutivo, com a finalidade de motivar e despertar o interesse dos educandos. Com o interesse no aprendizado do jogo haverá mais uma alternativa pedagógica e atraente para tirar os adolescentes das ruas e evitar que fiquem vulneráveis à violência. O jogo de xadrez nas escolas será implantado, primeiramente nas escolas com salas de aulas de 6ª ao 9ª séries, com o intuito de desenvolver a capacidade intelectual dos alunos. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube

O tabuleiro e um jogo de peças têm custo reduzido e muita durabilidade e pode contribuir bastante no campo do procedimento de ensino-aprendizagem, através dessa nova alternativa educacional, que se caracteriza como excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.

O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

Mas não são somente as habilidades mentais que melhoram como desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros. Todo esse processo faz parte da “construção do individuo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias