Estudantes protestam na Paraíba contra corte em universidades

16/05/2019

 Estudantes e professores de instituições federais da Paraíba protestam na manhã desta quarta-feira (15), em João Pessoa, contra o bloqueio no repasse de verbas para educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

A concentração acontece na escola Lyceu Paraibano, no Centro. A expectativa é que o grupo caminhe pelas principais avenidas do bairro até chegar a Praça João Pessoa. Também foram registradas manifestações nas cidades de Areia e Bananeiras, no Brejo.

Os manifestantes utilizam camisas com frases de protesto e bandeiras para criticar a medida do governo Jair Bolsonaro.

As reitorias da Universidade Federal da Paraíba e de Campina Grande já revelaram que o corte de recursos federais inviabiliza o funcionamento das instituições, que podem entrar em colapso ainda neste ano.

O número de manifestantes nos protestos ainda não foi informado pelos organizadores. O ato bloqueia totalmente o tráfego no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas com Tabajaras.

Rede estadual também protesta

Estudantes e professores da rede estadual de ensino também participam da manifestação na Capital. Alguns colégios suspenderam suas atividades, nesta quarta-feira (15). Para o professor Márcio Gutemberg, o ato significa resistência: “Estamos aqui para resistir. Fizemos uma conscientização com nosso alunos para mostrar que hoje não é um dia apenas para fechar a escola, mas mostrar que esse governo (Bolsonaro) está cortando a educação que já vinha sucateada há muitos anos”, bradou.

Lula Livre

Também foi registrado no ato, dezenas de militantes políticos com bandeiras e faixas que representam o ex-presidente Lula (PT), preso por corrupção em Curitiba. Manifestantes ecoam o grito ‘Lula Livre’.

MaisPB




Outras Not?cias