Exposição “Negrargila: A Arte Que Nasce do Barro” chega à Dona Inês-PB

31/10/2015

Depois de passar por Guarabira e Bananeiras, a Exposição “Negrargila: A Arte Que Nasce do Barro” chegou à Dona Inês-PB.

Bastante prestigiada, a exposição que acontece no Centro Cultural da cidade, foi aberta na noite desta sexta-feira, 30 de outubro e vai até o dia 23 de novembro.

A exposição, “Negrargila: A Arte Que Nasce do Barro”, reúne peças do artesão Donainesense, Sérgio da Silva Teófilo, da Comunidade Quilombola Cruz da Menina. 

O projeto é financiado pelo Governo do Estado, através da Funarte (Fundação Nacional das Artes), Fic (Fundo de Investimento à Cultura Augusto dos Anjos, da Paraíba) – numa parceria com a Prefeitura de Dona Inês, Bananeiras e Guarabira. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter e pelo facebook

Peças variadas em cerâmica, como pratos e panelas, e ainda esculturas inspiradas nos animais e na paisagem do agreste paraibano, estarão expostas.

O artesão já participou das principais feiras do País como; Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra), expôs sua arte em salões de artesanato promovidos pelo Governo da Paraíba, em João Pessoa e em Campina Grande e suas peças são encontradas em outros grandes eventos.

Herança dos antepassados

Sérgio herdou do bisavô e do pai José Francisco Teófilo, a tradição de transformar a argila em utensílios domésticos e em arte, e, assim como seus antepassados, vende o que cria na feira livre do município de 10 mil habitantes. A produção é queimada em um pequeno forno a gás, adquirido com recursos próprios, que alcança até 850 graus e tem capacidade para até 120 peças pequenas a cada vez.

Sérgio se dedica ao trabalho com a argila, coletada na própria comunidade.

Bananeiras Online com Assessoria




Outras Not?cias