Governo inicia pagamento do abono natalino do Bolsa Família para mais de 500 mil famílias

11/12/2016

 O pagamento do Abono Natalino, programa de transferência de renda do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), ocorreu de forma tranquila neste sábado (10) para cerca de 35 mil beneficiários do Programa Bolsa Família em 41 municípios paraibanos que não têm Agência dos Correios e Telégrafos ou estão temporariamente sem funcionar.

A partir desta segunda-feira (12) até dia 23, o pagamento dos demais beneficiários – 504 mil no total – segue cronograma, de segunda a sexta-feira, de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS). Em João Pessoa, será no Estádio Almeidão, a partir das 8h, e em Campina Grande na Universidade Estadual da Paraíba (no Centro de Arte e Cultura, vizinho aos Correios e Telégrafos), também a partir das 8h. Nos demais municípios, o pagamento ocorre no mesmo período, de 12 a 23, nas Agências dos Correios e Telégrafos.

Durante a ação, a população também foi orientada sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças como zika, febre amarela e chikungunya. A panfletagem foi realizada pela equipe do comitê de combate à dengue da Sedh..

Abono natalino – O programa estadual, pioneiro no Brasil, está na 5ª edição, num investimento de R$ 18 milhões, beneficiando no total 504 mil beneficiários do Bolsa Família. Cada beneficiário representa um núcleo familiar, movimentando a economia local dos municípios.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano em parceria com Secretaria de Segurança e Defesa Social, Correios e Telégrafos e prefeituras. A secretária da Sedh, Cida Ramos, acompanhou toda a ação e a logística do pagamento.

“Agradeço o empenho de todos para que a ação tenha ocorrido de forma tranquila neste sábado. A Polícia Militar sempre garantindo a segurança de todos, a nossa equipe da Secretaria e a parceria fundamental dos Correios e Telégrafos. O Governo do Estado, mesmo em um momento de depressão econômica, garante o Abono Natalino, um programa de transferência de renda para mais de 500 mil beneficiários, em um investimento de R$ 18 milhões, reafirmando o compromisso com a população que vive em situação de vulnerabilidade social”, destacou Cida Ramos.

Abono chega em boa hora – Para a maioria dos beneficiários que recebe o Abono Natalino, o Programa faz a diferença no final do ano.

“Esse dinheiro chega numa hora em que a gente já não tinha de onde tirar e alivia para passar o resto do mês. Hoje já vou comprar a mistura para a semana e vou separar um pouco para comprar uma blusa pro meu filho mais novo”, disse a dona de casa desempregada, Maria Nazaré Targino, que mora no município de Capim com 5 filhos e, no momento, está só, sem o companheiro, para ajudar a criar as crianças.

Em alguns municípios as prefeituras também ofereceram acolhida à população. Em Salgadinho, os beneficiários foram recebidos com um café da manhã e copo personalizado feito pela Prefeitura da cidade.

“Agradeço ao Governo do Estado por ter essa iniciativa e parece que é o único que dá o Abono no final do ano a gente do Bolsa Família. Isso é uma forma de reconhecer as pessoas que mais precisam”, disse a dona de casa Silvana da Silva.

Cronograma a parir desta segunda-feira (12.12.16)

CRONOGRAMA ABONO NATALINO

 
12/12/2016 – SEGUNDA                                NIS COM FINAL 1
13/12/2016 –  TERÇA                                      NIS COM FINAL 2
14/12/2016 – QUARTA                                   NIS COM FINAL 3
15/12/2016 – QUINTA                                     NIS COM FINAL 4
16/12/2016 – SEXTA                                        NIS COM FINAL 5
19/12/2016 – SEGUNDA                                 NIS COM FINAL 6
20/12/2016 – TERÇA                                       NIS COM FINAL 7
21/12/2016 – QUARTA                                                                 NIS COM FINAL 8
22/12/2016 – QUINTA                                    NIS COM FINAL 9
23/12/2016 – SEXTA                                                                     NIS COM FINAL 0

PAGAMENTO SÁBADO (10.12.16)

Municípios

ALGODAO DE JANDAIRA
AMPARO
BARAUNA
CAPIM
CASSERENGUE
CATURITE
COXIXOLA
GADO BRAVO
LOGRADOURO
MATINHAS
MATO GROSSO
QUIXABA
RIACHAO DO BACAMARTE
RIACHAO DO POCO
RIACHO DE SANTO ANTONIO
SANTA CECILIA
SANTA INES
SAO DOMINGOS
SAO JOSE DO BREJO DO CRUZ
SAO JOSE DOS RAMOS
SERTAOZINHO
SOSSEGO
TENORIO
ZABELE
 ALCANTIL
 ASSUNCAO
 BARRA DE SANTA ROSA
 BARRA DE SANTANA
 BARRA DE SÃO MIGUEL
 BOA VISTA
 CABACEIRAS
 CARAUBAS
 MASSARANDUBA
 NOVA PALMEIRA
 PEDRA LAVRADA
 SALGADINHO
 SANTO ANDRÉ
 SÃO JOÃO DO CARIRI
 SERRA REDONDA
 UMBUZEIRO

JUNCO DO SERIDÓ

 

 

Secom-PB




Outras Not?cias