Moradores de Brumadinho acordam com sirene e são orientados a deixarem suas casas

28/01/2019

 Moradores da região de Brumadinho foram acordados nas primeiras horas da manhã deste domingo (27) por sirenes alertando a população sobre risco de rompimento da barragem 6 – que estava sendo monitorada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há risco de rompimento da estrutura. A corporação informou que a sirene tocou por volta das 5h30, quando os moradores foram alertados para que deixassem as casas e procurassem um lugar mais alto na própria comunidade. De acordo com os bombeiros, essas áreas não serão afetadas pela mancha de inundação, caso ocorra nova rompimento.

Segundo informações da corporação, a estrutura contém somente água, que, desde sábado (26), estava sendo bombeada até para ser esvaziada.

As estruturas que se romperam até então são B1, com capacidade para 11,7 milhões de litros de rejeitos, B4, com capacidade para 280 mil litros, e B4A, 130 mil litros.

Por meio de nota, a Vale reiterou o acionamento das sirenes na região do Córrego do Feijão, em Brumadinho, ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem. “As autoridades foram avisadas e, como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência. A Vale continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil”, diz o comunicado.

 
 

 

Flávio Tavares/Hoje em Dia

hojeemdia




Outras Not?cias