Michel Temer decreta uso das Forças Armadas em Roraima para reforçar segurança

29/08/2018
Refugiados venezuelanos foram alvo de agressão em Roraima . (Reprodução/Ibama)
Refugiados venezuelanos foram alvo de agressão em Roraima . (Reprodução/Ibama)

O presidente Michel Temer autorizou nesta terça-feira (28) o uso das Forças Armadas em Roraima para reforçar a segurança no estado. A medida foi anunciada durante um pronunciamento no Palácio do Planalto e ocorre dez dias depois do confronto entre brasileiros e venezuelanos em Pacaraima (RR).


O emprego das Forças Armadas será para garantir a lei e a ordem (GLO) em Roraima . De acordo com o presidente, o objetivo é oferecer segurança aos brasileiros e também aos imigrantes venezuelanos, que buscam apoio no Brasil.


“Tomei essa decisão para complementar as ações humanitárias que o governo federal promove há vários meses em Pacaraima e Boa Vista”, disse Michel Temer

 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube


A fronteira do estado com a Venezuela é uma das áreas mais sensíveis do país e principal porta de entrada de imigrantes no território brasileiro.


De acordo com o ministro da Defesa, general Silva e Luna, não houve pedido da governadora do estado, Suely Campos, para edição desse decreto. A GLO, período em que os militares têm poder de polícia, terá validade de 29 de agosto até 12 de setembro. Ao final do período, será avaliada a continuidade ou não da medida.


O efetivo utilizado será aquele que já atua na região. O emprego militar se dará em um perímetro que abrange  as cidades de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela , e Boa Vista, que têm acolhido os migrantes que vão além de Pacaraima. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial da União, na quarta-feira (29).


No último dia 18, um grupo de brasileiros armados com bombas caseiras e pedaços de paus se reuniram, na cidade de Pacaraima, para agredir os refugiados venezuelanos acampados nas ruas da cidade. As tendas dos refugiados venezuelanos foram incendiadas com álcool, e os protestantes lançaram bombas em direção ao acampamento. Centenas de imigrantes se encontravam na região.


Governo culpa Maduro por situação em Roraima

Imigrantes venezuelanos se acumulam em Boa Vista em busca de abrigo; Roraima pede socorro da União
Marcelo Camargo/Agência Brasi - 4.5.18
Imigrantes venezuelanos se acumulam em Boa Vista em busca de abrigo; Roraima pede socorro da União

Durante o pronunciamento, o presidente criticou o governo do presidente Nicolás Maduro por não "cuidar do seu povo” e, com isso, criar uma situação “trágica” em todo o continente. “A onda migratória em Roraima é resultado das péssimas condições de vida a que está submetido o povo venezuelano. É isso que cria essa trágica situação que afeta quase toda a América do Sul. O Brasil respeita a soberania dos estados, mas temos de lembrar que só é soberano um país que respeita e cuida do seu povo”.


iG




Outras Not?cias