Luka Modric conquista o troféu Bola de Ouro da Revista France Football

03/12/2018
Luka Modric conquistou a Bola de Ouro 2018 da revista France Football (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)
Luka Modric conquistou a Bola de Ouro 2018 da revista France Football (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)

Em uma repetição do prêmio da Fifa, o croata Luka Modric conquistou a Bola de Ouro de 2018 da revista France Football. A brasileira Marta foi a quarta colocada na disputa entre as mulheres. A premiação foi entregue nesta segunda-feira (3), em Paris, na França.

Capitão da Croácia, seleção vice-campeã da Copa da Rússia, Modric conquistou todos os prêmios individuais de 2018. O jogador foi escolhido o melhor do Mundial, levou o prêmio The Best da Fifa e o título de melhor jogador da Europa pela Uefa. No Real Madrid, Modric venceu a Liga dos Campeões.

O português Cristiano Ronaldo, atualmente na Juventus, da Itália, ficou em segundo lugar na votação que levou em conta o desempenho dos atletas na temporada 2017/18, quando o atacante vestia a camisa do Real Madrid. Os franceses Antoine Griezmann (Atlético de Madri) e Kylian Mbappé (PSG) foram o terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Fim de hegemonia Messi/CR7

Modric acabou com uma hegemonia de dez anos de Messi, do Barcelona, e de Cristiano Ronaldo, da Juventus. O argentino ganhou em 2009/10/11/12 e 2015. Já o português, em 2008/13/14/16 e 2017.

O atacante francês Kylian Mbappé, revelação da Copa de 2018 e campeão mundial, venceu o Troféu Kopa, oferecido ao melhor jogador da temporada com até 21 anos.

Neymar fora do Top 10

O craque brasileiro ficou apenas em 12º lugar na lista da Bola de Ouro. Foi a pior colocação de Neymar e a primeira vez que o jogador ficou fora do Top 10 da premiação desde a chegada dele à Europa, em 2013.

 

O atacante uruguaio Luis Suárez, do Barcelona, ex-companheiro de Neymar, foi o 13º na escolha dos melhores da Europa pela revista francesa. Já o belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, foi escolhido como o melhor goleiro e ficou em 14º na lista da Bola de Ouro. 

Confira a lista dos 10 melhores jogadores da temporada:

1º - Luka Modric (Real Madrid/ESP)

2º - Cristiano Ronaldo (Juventus/ITA)

3º - Antoine Griezmann (Atlético de Madri/ESP)

4º - Kylian Mbappé (PSG/FRA)

5º - Lionel Messi (Barcelona/ESP)

6º - Mohamed Salah (Liverpool/ING)

7º - Raphael Varane (Real Madrid/ESP)

8º - Eden Hazard (Chelsea/ING)

9º - Kevin De Bruyne (Manchester City/ING)

10º - Harry Kane (Tottenham/ING)

Premiação feminina

A brasileira Marta foi preterida na escolha da Bola de Ouro entre as mulheres. Vencedora do prêmio The Best de 2018, a recordista de prêmio da Fifa (6 vezes) ficou em quarto lugar.

A noruguesa Ada Hegerberg, de 23 anos, que atua pelo Lyon, da França, foi eleita como a melhor atleta do futebol feminino na temporada.

 

História do prêmio

A premiação acontece desde 1956 e pela primeira vez na história foi escolhida também a melhor jogadora de futebol. A atacante Marta, do Orlando Pride, dos Estados Unidos, é a única atleta, entre homens e mulheres, que foi escolhida seis vezes melhor jogadora do mundo pela Fifa (2006, 07, 08, 09, 10 e 18).

O Bola de Ouro é organizado pela revista France Football e pelo jornal francês L‘Equipe. Os eleitos são escolhidos por 180 jornalistas que acompanham futebol.

Quatro brasileiros estavam entre os finalistas do prêmio: o goleiro Alisson e o atacante Firmino, do Liverpool; o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid; e Neymar, do Paris Saint-Germain.

Carla Canteras e Cesar Sacheto, do R7



Outras Not?cias